EMDR para ansiedade e sintomas relacionados

Você está seguindo sua rotina: pegando um café no seu local favorito, fazendo fotocópias no trabalho ou dirigindo para casa no fim do dia quando, de repente, acontece novamente. Uma onda de nervosismo e aflição toma conta de você, seu coração acelera e parece que algo terrível está prestes a acontecer, mesmo que nada ao seu redor indique perigo.

Close dos olhos de uma mulher mostrando sinais de estresse, ilustrando a turbulência emocional frequentemente abordada por meio da terapia EMDR em Coral Gables, Flórida. Esta terapia oferece esperança e cura para aqueles que lutam contra a ansiedade

Você já conhece bem essa repentina onda de estresse intenso, que parece surgir do nada. No meio do desconforto e do medo, você pode se perguntar: Isso é permanente? Será que é assim que eu sou? Por que isso está acontecendo?

Compreendendo os transtornos de ansiedade e como tratá-los

Caso esses ataques de ansiedade ocorressem apenas durante atividades cheias de adrenalina, como montanhas-russas, ou em situações realmente perigosas, como quase bater o carro no trânsito, tudo faria sentido. Mas quando eles começam a surgir até mesmo nos momentos mais monótonos do seu dia, repetidamente, é provável que você esteja lidando com um transtorno de ansiedade.

Transtornos de ansiedade são uma distorção da resposta natural do seu corpo aos estressores. É importante ter uma maior percepção do ambiente ao seu redor quando situações de estresse ocorrem. No entanto, quando seu corpo se acostuma a estar em alerta constante, ele pode começar a reagir com medo e até pânico a experiências normais do dia a dia, mesmo quando não há nenhuma ameaça real.

EMDR como tratamento eficaz para transtornos de ansiedade

Existem várias abordagens para tratar transtornos de ansiedade, desde a psicoterapia de diálogo até medicamentos e terapias baseadas em traumas, como a Dessensibilização e Reprocessamento por Movimentos Oculares (EMDR). Embora não haja nada de errado em buscar apoio por meio de medicamentos ou outras modalidades terapêuticas, a EMDR se destaca por sua eficácia no tratamento da ansiedade em um período relativamente curto.

Mas como o EMDR ajuda na ansiedade? A EMDR é particularmente adequada para tratar a ansiedade porque segue um processo estruturado, criando um sistema de suporte forte dentro da sala de terapia por meio de etapas. Com o auxílio do seu terapeuta, você revisita memórias difíceis e gradualmente incorpora verdades positivas, transformando sua relação com essas memórias e sentimentos. A EMDR ajuda a liberar o medo armazenado tanto na mente quanto no corpo, reformulando como você se relaciona com as memórias e emoções geradas pela ansiedade e reduzindo o impacto que a ansiedade tem no seu cotidiano.

Como funciona a terapia EMDR?

A EMDR é uma modalidade terapêutica baseada em evidências, desenvolvida especificamente para tratar traumas. Ela valida os sentimentos que surgem de experiências passadas e ajuda a reorganizar sua relação com essas memórias, reduzindo o impacto delas no seu presente.
O processo da EMDR segue oito etapas, começando pela escolha de uma memória específica ou crença negativa a ser abordada. Seu terapeuta guiará você em estratégias de enfrentamento para tornar o processo mais seguro e manejável. Durante o núcleo do tratamento, você revisitará a memória enquanto se envolve em movimentos oculares de um lado para o outro (ou outra estimulação bilateral), permitindo que você aborde a memória de um estado de calma física. Essa estimulação bilateral mantém sua mente ancorada no presente enquanto revisita memórias passadas, reduzindo seu impacto e permitindo que você processe plenamente a dor que elas causaram.

Você conduzirá o processo, explorando a memória e integrando crenças positivas que melhor refletem quem você é hoje. Não será necessário entrar em detalhes, a menos que você se sinta confortável, e qualquer pensamento ou sensação física que surja será validado e reconhecido. Ao final da sessão de EMDR, você e seu terapeuta revisarão seu progresso e realizarão exercícios de relaxamento. Também será solicitado que você acompanhe quaisquer pensamentos ou lembranças que surgirem ao longo da semana. Na sessão seguinte, você avaliará seu progresso com o terapeuta e decidirá se continua trabalhando no mesmo evento ou se passa para um diferente.

A EMDR é poderosa porque oferece uma estrutura de apoio na qual você pode explorar memórias angustiantes de maneira segura. A estimulação bilateral ajuda a manter seu cérebro focado no presente, permitindo que você reprocesse as memórias enquanto presta atenção aos seus pensamentos e sensações físicas. Você escolherá como deseja se relacionar com essas memórias, capacitando-se mesmo diante de experiências desafiadoras da vida.

Como a EMDR ajuda com ansiedade e ataques de pânico?

A ansiedade muitas vezes é desencadeada por eventos traumáticos do passado ou por múltiplos pequenos traumas acumulados ao longo da vida. Com a EMDR, você e seu terapeuta podem identificar as fontes de sua ansiedade e pânico, permitindo que você reformule sua relação com essas experiências.

Crenças negativas sobre si podem se desenvolver a partir de experiências desafiadoras de vida, muitas vezes sem que você perceba. Sentimentos de impotência ou medo podem alimentar a ansiedade, reforçando-a ao longo do tempo. Além disso, ao recordar eventos que provocam ansiedade, pode parecer que esses momentos estão acontecendo novamente, aprisionando você em um estado ansioso. Esse estado de ansiedade prolongada e crônica pode até levar a ataques de pânico.

A EMDR encoraja você a manter a conexão com seu corpo, observando seus pensamentos e sensações no momento presente, mesmo ao revisitar experiências que geram ansiedade. Esse processo permite reprocessar as memórias e incorporar crenças positivas de sua escolha, dando ao seu corpo e à sua mente o espaço necessário para que você não seja mais arrastado para estados intensos de ansiedade ou pânico.

A EMDR também pode ajudar a mudar sua relação com os transtornos de ansiedade e ataques de pânico. Ao reprocessar suas memórias e sentimentos sobre ter crises de ansiedade ou pânico, você reduz o medo e a vergonha que costumam acompanhar esses transtornos, diminuindo seu impacto sobre sua vida e auxiliando a se preocupar menos com a próxima crise.

Uma pessoa envolvida em uma sessão de terapia EMDR, com foco em técnicas para controlar a ansiedade e a depressão em Coral Gables, Flórida. O ambiente calmo enfatiza a natureza de apoio da cura terapêutica.

Como a EMDR ajuda com TOC?

O transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) provoca pensamentos intrusivos que geram ansiedade, conhecidos como obsessões. Para aliviar essa ansiedade, indivíduos com TOC recorrem a comportamentos compulsivos ou padrões de pensamento, que podem proporcionar alívio temporário, mas acabam aumentando a ansiedade a longo prazo. As obsessões do TOC geralmente giram em torno de cenários profundamente temidos, como causar danos a si mesmo ou aos outros.

Os sintomas do TOC podem se agravar com o aumento de gatilhos, especialmente durante grandes mudanças na vida ou situações de estresse. O próprio TOC pode ser traumático, acrescentando estresse e medo significativos à vida da pessoa. Experimentar repetidamente seus maiores medos pode ser extremamente angustiante.

Para pessoas com TOC, a EMDR pode ser útil de pelo menos três maneiras.

  1. Primeiramente, a EMDR pode auxiliar a reprocessar as experiências que desencadeiam o TOC atualmente, diminuindo o medo e a ansiedade associados. Isso pode facilitar a resistência às compulsões, ajudando a quebrar o ciclo obsessão-compulsão.

  2. Em segundo lugar, como o TOC pode ser traumatizante, a EMDR pode ajudar a reprocessar memórias de momentos particularmente difíceis de lidar com o TOC, o que pode reduzir a ansiedade associada à condição. Reduzir esse medo pode tornar mais fácil lidar com as compulsões, mesmo quando estiver se sentindo ansioso.

  3. Por fim, como as compulsões do TOC estão centradas em medos, a EMDR também pode abordar eventos traumáticos passados que reforçam esses medos. Embora isso não trate diretamente o TOC, aliviar o impacto dos traumas passados pode ajudar a reduzir a intensidade dos comportamentos de TOC no presente.

Como a EMDR ajuda com medos e fobias?

Medos e fobias geralmente focam em um assunto específico e muitas vezes se originam de um evento particular. No entanto, eles podem ser reforçados por eventos subsequentes. Fobias tendem a ser medos exagerados que não refletem o real perigo representado pelo objeto ou situação temida, como o medo extremo de aranhas, apesar de elas serem geralmente inofensivas ou fáceis de evitar.

A EMDR pode ajudar de três maneiras principais:

  1. Abordar o evento ou eventos que inicialmente desencadearam o medo, pode reduzir o nível de medo experimentado no presente.

  2. A EMDR também pode auxiliar a reprocessar experiências recentes relacionadas à fobia, permitindo que você mude sua relação com a memória do evento recente, reduzindo seu impacto emocional.

  3. Como as fobias são frequentemente autorreforçadas, usar a EMDR para processar o fato de que você tem uma fobia, bem como os grandes eventos de medo em sua vida, pode ajudar a reduzir a vigilância constante ou a ansiedade relacionada a possíveis encontros com seu medo.

Como a terapia EMDR na Flórida pode ajudar você?

Se você está lidando com ansiedade, ataques de pânico, TOC, medos profundos ou fobias, a terapia EMDR em Coral Springs, Flórida, pode oferecer o suporte necessário. Como terapeuta certificada em EMDR, testemunhei pessoalmente como o reprocessamento de eventos traumáticos pode ajudar as pessoas a passar de sentimentos de medo e dúvida para cura e autoaceitação. Mesmo que você duvide de sua capacidade de cura, acredito que você tem a força para superar esses desafios. Quando estiver pronto, entre em contato para saber mais sobre como a terapia EMDR pode te apoiar.


 
 
Next
Next

Como Motivar Seu Filho Adolescente