Como Motivar Seu Filho Adolescente
Técnicas de comunicação positiva para ajudar seu adolescente a cultivar a automotivação
Certamente você já ouviu isso antes. Seja conversando com seu adolescente na cozinha antes do jantar, no carro a caminho da escola, ou até mesmo pelas mensagens que eles enviam do quarto. A maioria dos pais de adolescentes acaba enfrentando isso: o famoso e desmotivado "tanto faz" dos jovens. Seja sugerindo atividades para as férias, tentando envolvê-los em momentos com a família, ou apenas querendo entender o que se passa em suas cabeças, superar aquele "tanto faz" pode parecer impossível às vezes.
Quando seu filho era mais jovem, não era muito difícil ajudá-lo a encontrar um pouco de magia no mundo, mas agora ele está grande demais para ouvir um simples "vai brincar!". É normal que adolescentes enfrentem dificuldades com motivação, mas você precisará adotar abordagens diferentes daquelas usadas quando eles eram crianças. Você pode estar se perguntando: Como posso lidar com o "tanto faz" dos adolescentes? Como posso motivá-los?
Motivando seu filho adolescente
Não existem soluções mágicas para motivar seu adolescente instantaneamente, mas o processo não é impossível. Como na maioria das coisas, a comunicação intencional, a escuta ativa e a criatividade são suas melhores ferramentas para ajudar seu filho a desenvolver um impulso motivacional para uma vida responsável e gratificante.
Comece com o básico
À medida que seu adolescente começa a assumir responsabilidades maiores, ele pode ter grandes sonhos e ambições, mas pode facilmente perder a motivação, pois ainda não aprendeu a enfrentar grandes objetivos de vida. Você pode começar ajudando seu filho a aprender como lidar com tarefas básicas da vida, dividindo-as em etapas, trabalhando de consistentemente e realizando ajustes quando surgirem desafios. Essas habilidades aprendidas agora ensinarão como lidar com tarefas básicas da vida adulta no futuro.
Para inspirar seu adolescente, use exemplos que tenham significado para ele. Aquela estrela do YouTube? Ela se tornou famosa através da criação consistente de conteúdo, edição, upload e interação com seu público. Aquele atleta profissional? Ele treina consistentemente e mantém uma boa dieta, sono e exercícios para se sair bem todos os dias.
Destaque que, se seu filho conseguir desenvolver consistência em tarefas como lavar a própria roupa suja, cozinhar para a família ou manter um horário regular de alimentação e sono, ele poderá eventualmente lidar com projetos maiores que despertem sua paixão. Um benefício adicional é que isso os prepara para uma vida mais tranquila e saudável, tanto agora quanto no futuro, o que pode reduzir a ansiedade e aumentar sua disposição para ter novas experiências.
Estaria a ansiedade do seu filho adolescente se passando por tédio ou procrastinação?
A ansiedade é um grande desmotivador, tanto para adolescentes quanto para adultos, e muitas vezes pode se passar por preguiça ou desinteresse quando, na verdade, é o oposto. O "tanto faz" deles pode ser um escudo emocional composto de ansiedade, perfeccionismo e pensamento preto no branco, impedindo seu adolescente de tentar coisas novas. Isso pode impedir que seu adolescente durma o suficiente e que se concentre com facilidade. O medo do fracasso com o estresse da ansiedade, torna a realização de tarefas muito mais difícil
Reduzir a ansiedade do seu filho será um processo muito pessoal para ele. Você pode considerar buscar o auxílio de uma terapeuta que ofereça terapia para adolescentes em Coral Springs para ajudar seu filho a encontrar maneiras de reduzir a ansiedade e aumentar a motivação. Você pode apoiá-lo fazendo mudanças em casa e na sua relação com seu filho para aliviar o estresse e redescobrir seus ânimos.
Empodere seu adolescente com opções.
Quando eles têm mais controle sobre sua própria vida, ganham confiança e começam a entender melhor o que desejam para si. Incentive seu adolescente a se envolver mais na vida diária, participando das decisões da casa e ouvindo seus pedidos e sugestões. Quando eles sentem que têm mais controle sobre sua vida e percebem que suas opiniões são valorizadas e levadas a sério, isso pode aumentar sua confiança para aproveitar outras oportunidades que surgirem.
Elogie os esforços, não os resultados.
Para motivar seu adolescente, incentive uma mentalidade de crescimento elogiando o esforço deles, em vez dos resultados. Reconhecer e incentivar os esforços do seu filho adolescente ajuda a fazer com que se sintam mais à vontade para perseverar, mesmo diante das falhas. Isso ensina que eles podem crescer desde que continuem se esforçando. Isso promove a resiliência e os incentiva a abraçar o aprendizado e as mudanças. Além disso, focar no processo permite que você apoie seu adolescente sem adicionar pressão, ajudando a construir confiança entre vocês e a incentivar seu adolescente a confiar em si também.
Ajude-os a aprender com suas falhas
A falha pode abalar a confiança de um adolescente (e de qualquer pessoa), e a falta de confiança pode levar à falta de motivação. Juntamente com a promoção de uma mentalidade de crescimento, examinar as falhas sem julgar seu adolescente, pode ajudá-lo a identificar áreas para melhorias e mudanças. Se você ensinar seu adolescente a ver suas falhas como oportunidades, ele poderá reconstruir sua confiança mesmo quando as coisas não saírem como planejado.
Uma das maneiras mais eficazes de fazer isso é liderando pelo exemplo. Quando você cometer um erro ou ficar preso e não conseguir descobrir como seguir em frente, converse com seu adolescente sobre o que você faz.
Ajude seu adolescente a se conectar com o seu "porquê"
Uma das maneiras mais eficazes de combater o "tanto faz" adolescente é ajudar seu filho a descobrir o seu "porquê." Quando você perceber que seu adolescente está profundamente envolvido em algo, seja um jogo, um projeto ou uma amizade, pergunte a ele o que os motiva a investir sua energia naquela atividade. A resposta deles pode surpreender você! Eles podem achar a atividade relaxante, ou ela pode despertar seu interesse por ser nova e envolvente. Pode ser algo que eles gostariam de seguir como carreira ou algo que os ajuda a se sentir conectados com seus amigos. Ajude seu adolescente a descobrir o seu "porquê," a razão que o mantém motivado.
Seja qual for a resposta, lembre-se dela e faça um brainstorming com seu adolescente sobre como eles podem aplicar essa motivação em outras atividades. Eles precisam de novos elementos para manter a sensação de novidade? Eles precisam de mais tempo de descanso? Utilize a motivação que eles já têm — o "porquê" deles — para aumentar a motivação em outras áreas.
Concordar em discordar
A desaprovação dos pais pode diminuir a motivação dos adolescentes. Embora a desaprovação possa ser útil para lidar com atividades inseguras, ser excessivamente rígido em relação a ações e opiniões seguras pode fazer com que seu adolescente se feche, evitando iniciar ou perguntar sobre qualquer coisa por medo de desaprovação. Quando você lhes dá alguma liberdade (seguramente) e permite que tenham suas próprias opiniões ou participem de atividades que gostam, seu filho adolescente pode se tornar alguém disposto a explorar e enfrentar novos desafios.
Discordar respeitosamente do seu adolescente traz vários benefícios: ensina que a comunicação é uma alternativa construtiva ao conflito, serve como um modelo do comportamento que você deseja ver neles e os incentiva a articular seu ponto de vista. Todas essas habilidades de comunicação eficazes ajudam você a se conectar com seu filho adolescente e a apoiar seu crescimento.
Ofereça apoio, mas evite fazer tudo por eles
Como adulto, você está acostumado a lidar com todas as etapas de tarefas complexas, mas para os adolescentes, pode levar um tempo para aprender habilidades como gerenciamento de tempo, organização e cumprimento de prazos. Ao ajudar seu adolescente com planejamento, configurando lembretes no calendário, fornecendo materiais ou auxiliando nas partes mais difíceis de um projeto, você lhes dá uma oportunidade de sucesso. Esse apoio pode aumentar a autoestima deles e aumentar os ânimos para o futuro.
No entanto, é crucial lembrar-se de não assumir o projeto inteiro por conta própria! Todos queremos ver nossos filhos terem sucesso, mas se você ajudar demais, eles não terão a oportunidade de aprender e explorar por conta própria. Isso pode fechar a porta para a motivação deles; por que eles deveriam se esforçar se o trabalho será feito de qualquer forma e o resultado não será mérito deles? Quando seu filho adolescente está ativamente envolvido e investido em uma atividade, em vez de ter tudo retirado de sua responsabilidade, é menos provável que eles recorram à atitude de “tanto faz” e provável que trabalhem em direção ao seu “porquê.”
Motivar seu adolescente não precisa ser um esforço solitário
Além das estratégias para superar o “tanto faz” do seu adolescente, lembre-se de que você não é a única pessoa que pode ajudá-lo a se motivar! Pense com quem seu adolescente já tem conexões. Eles têm um membro da família com quem gostam especialmente de passar o tempo, ou talvez um amigo, professor ou treinador? Se você puder facilitar o tempo que eles passam juntos ou incluí-los em seus esforços para motivar seu adolescente, você aumentará ainda mais sua capacidade de encorajá-lo.
Também existe a opção de utilizar um terapeuta em uma clínica como a Haven Family Therapy. Uma sala de terapia oferece um espaço seguro para seu adolescente expressar seus sentimentos, explorar seus interesses e desenvolver estratégias para aumentar seus ânimos. Se você procura o apoio de um terapeuta com vasta experiência em orientar seus filhos durante a adolescência, atendendo-os onde estão e oferecendo suporte personalizado, entre em contato comigo hoje.