Cinco exercícios para fazer quando estiver ansioso

An image of a male showing signs he is experiencing anxiety

Você está prestes a começar seu dia, a resolver pendências ou ir para o trabalho e começa tudo de novo - os pensamentos rápidos e a preocupação persistente, que tiram toda a sua atenção. Seu coração acelera, você começa a suar e tremer e pode vir o nervosismo. É como se o perigo estivesse próximo e você se sente nervoso e sobrecarregado. Sua respiração fica ofegante e você se sente exausto no decorrer do dia.

Você, então, se pergunta: Como posso fazer para isso parar?

A ansiedade é exaustiva, mas tem tratamento

Se essa situação lhe parece familiar, é provável que você tenha ansiedade e que esteja cansado desta montanha russa de sentimentos. O nervosismo intenso, pensamentos repetitivos e os sintomas físicos da ansiedade são exaustivos. Essa perturbação da sua vida pode fazer você se sentir péssimo e, algumas vezes, sentir que aqueles à sua volta não conseguem ou não vão entender o que você está passando. 

Você não está sozinho sofrendo de ansiedade, mesmo que esta experiência pareça solitária. É muito importante lembrar que esses efeitos físicos e mentais não são permanentes e que são tratáveis.

A terapia EMDR pode ajudá-lo com os sintomas da ansiedade a longo prazo, mas alternativas como meditação, visualização e exercícios de respiração podem acalmar a ansiedade naquele momento. Esses exercícios úteis podem ajudar você a lidar com os sintomas físicos e mentais do estresse, e geralmente, funcionam rapidamente.  

Exercícios de ancoragem para ansiedade são armas poderosas

Esses exercícios que reuni aqui podem ser considerados exercícios de ancoragem. Exercícios que trazem você para o momento presente, ao "chão" onde você fica em pé e onde sua mente pode focar no aqui e agora. Quando as experiências físicas e mentais da ansiedade fazem seu coração disparar e você passa a remoer preocupações, você pode usar exercícios de ancoragem para sair do estado de ansiedade. 

Considere esses exercícios amigos consistentes na hora que a ansiedade chegar. Utilizar esses exercícios com frequência vai permitir que saiba o que funciona melhor para você e, quanto mais você praticar, mais eles se tornam hábitos fáceis de fazer da próxima vez que a ansiedade chegar.

Exercícios de respiração para ansiedade: respiração 4-7-8

Exercícios de respiração para minimizar a ansiedade são as formas mais eficazes de acalmar o sistema nervoso quando a ansiedade ataca. A respiração superficial e rápida da ansiedade são sinais do seu corpo, que está se preparando para lutar ou fugir, se necessário. A respiração lenta e profunda, que usa o diafragma para empurrar sua barriga quando respira, avisa ao restante do corpo que você está seguro. Isso pode desacelerar a resposta do seu corpo inteiro à ansiedade, dando a você algum alívio. A prática regular de exercícios de respiração, mesmo quando você não está se sentindo ansioso, pode ajudá-lo a se lembrar de usá-los e os torna mais efetivos quando os pensamentos ligados à ansiedade chegarem.

Respiração 4-7-8

À medida que pratica este exercício de respiração, comece com quatro sequências (mas fique à vontade para tentar menos) para se acostumar com o ciclo de inspirar, segurar a respiração e expirar. À medida que desenvolve sua respiração, você pode aumentar para até 8 vezes, mas vá devagar. Isso não é uma competição; é uma forma simples de aliviar a ansiedade.

1.    Encontre um lugar confortável e sente-se com a coluna reta. Relaxe os ombros e sua mandíbula. 

2.    Respire pelo nariz e conte até quatro.

3.    Segure a respiração e conte até 7 (se isso parecer muito tempo, tente um número mais confortável como o 4 para começar).

4.    Libere o ar pela boca, fazendo o som de whoosh à medida que o ar sai da sua boca, e conte até 8. Tente controlar a velocidade da respiração para que você realmente conte até 8. 

5.    Repita. Anote como se sente quando completa este ciclo. 

Exercício de visualização: paisagens relaxantes

Aliado aos exercícios de respiração para acalmar a ansiedade, visualizar uma paisagem bonita e relaxante pode ser uma maneira poderosa de diminuir o estresse. Isso às vezes é chamado de “imagens guiadas”, mas também pode ser totalmente autoguiado. 

Encontre um lugar tranquilo e confortável. Respire calmamente, inspire e expire pelo nariz. Agora, pense em uma paisagem que você gosta, seja estar perto de um rio transparente nas montanhas ou, minha paisagem favorita, uma bela e ensolarada praia. Feche os olhos e imagine essa paisagem com o maior número de detalhes possíveis.

Se você notar que sua mente está retornando a preocupações das manifestações físicas da ansiedade no seu corpo, retorne gentilmente sua atenção para sua visualização. Não se repreenda se você se distrair; seja gentil ao navegar pela ansiedade e pela nova experiência de visualização. Divirta-se ao criar uma paisagem tranquila, calma e segura para si mesmo, em vez de focar no estresse ou do desconforto da ansiedade.

Visualize uma bela praia

Explore sua imaginação e seus instintos com esta visualização. Veja abaixo um exemplo de um cenário que você pode se inspirar; você é sempre bem-vindo a deixar sua mente criar suas próprias paisagens. Imagine:

  • Você pode sentir a areia embaixo dos seus pés, quente por causa do sol

  • Você pode sentir a brisa ao seu redor, passando por seu cabelo, e na sua pele

  • Você pode sentir os raios de sol na sua pele, quente e acolhedor

  • Você pode sentir o cheiro do sal fresco e até de um pouco de protetor solar

  • Você pode ouvir o barulho das ondas batendo devagar na costa, emitindo um som consistente e calmante

  • Você pode ouvir o som das gaivotas voando sobre o mar

  • Você pode ver um lindo oceano azul à sua frente, refletindo o sol

  • Você pode ver nuvens brancas no céu, movendo lentamente com a brisa

  • Você percebe que está se sentindo calmo, livre, seguro e feliz

Meditação: deixando passar os pensamentos ansiosos

Um exercício de ancoragem para ansiedade que incorpora a respiração e visualização é a meditação. Meditação é a prática na qual você se senta silenciosamente e se conecta com seus pensamentos ou imagens guiadas, enquanto respira devagar e profundamente. É uma prática intencional que pede para que você acalme o corpo e a mente enquanto se conecta à respiração de forma calma e lenta, ajudando a evitar pensamentos ruins e levando a um estado de espírito mais confortável.

A meditação pode libertá-lo de um cliclo de ansiedade. Dito isso, existe uma razão para que a meditação seja chamada de "prática". Na verdade, é necessária muita prática para acalmar seu corpo e guiar sua mente! O segredo é a consistência e a meditação diária pode ajudá-lo a desenvolver essa habilidade e, quando a ansiedade chegar, você está pronto.

Meditação Mindfulness e aceitação de suas preocupações

  • Sente-se em um lugar confortável, seja no chão com as pernas cruzadas e as costas na parede ou em posição reta em uma cadeira com os pés no chão. Coloque as mãos em uma posição que seja mais confortável para você. 

  • Respire lentamente pelo nariz. Perceba sua respiração; como você sente quando o ar entra nos seus pulmões e sai pelo seu nariz? Observe sua respiração por um tempo.

  • Deixe que os pensamentos passem pela sua mente como se fossem nuvens no céu que você está observando do solo. Qualquer pensamento, incluindo aqueles de ansiedade e ruins, podem entrar na sua cabeça e passar por você.

  • Não questione seus pensamentos; não dê poder a eles e nem os responda. Apenas observe o que está pensando e deixe ir. Pratique a aceitação: você está tendo esses pensamentos, mas eles estão simplesmente passando pelo seu cérebro e você não precisa dar atenção a eles.

  • Quando retornar ao local onde está sentado, mantenha o foco novamente na sua respiração nos momentos finais da meditação. 

  • Quando terminar, alongue os braços e as pernas. Se estiver com alguma tensão pelo corpo, tente relaxar. 

Escaneamento corporal (Body Scan): relaxamento muscular progressivo

Este exercício é o meu favorito para controlar a ansiedade, já que me ajuda em períodos de estresse e na hora de dormir. Este exercício chama sua atenção para o seu corpo como está agora. Ele permite que você libere pensamentos negativos e deixa você relaxar seu corpo simultaneamente.

Este exercício ameniza a ansiedade e ataques de pânico e funciona melhor quando você o pratica regularmente. Considere praticá-lo algumas vezes na semana e esteja pronto para quando realmente precisar. 

Faça um escaneamento geral do seu corpo, da cabeça aos pés

  • Encontre uma posição confortável, seja sentado ou deitado, e volte sua atenção para dentro do seu corpo. Preste atenção primeiro nos seus pés.

  • A partir do momento que sentir seus pés, tem alguma tensão neles? Tente focar no descanso dos seus pés até que eles estejam completamente relaxados.

  • Volte sua atenção para suas pernas, costas, braços e mãos, ombros, pescoço e cabeça. Perceba como se sente em cada parte do seu corpo e tente permitir que seu corpo relaxe por completo. Se você precisar balançar ou se mover para facilitar o relaxamento, faça isso. Não se preocupe se não conseguir relaxar por completo; o sucesso está no esforço até aqui.

Uma vez que terminou o escaneamento do seu corpo, descanse por alguns minutos, focando em respirar lentamente. Volte sua atenção para o presente e estique seus braços e pernas.

Avaliação dos cinco sentidos: o que você sente

Este exercício de ancoragem é útil para uma rápida avaliação do que está à sua volta quando sentir que ansiedade vai tomar conta. Você pode fazer esse exercício em qualquer lugar e repetir quantas vezes precisar, até quando sua atenção for desviada dos sintomas da ansiedade para o momento presente e o que está à sua volta. Explore seus cinco sentidos para se conectar com o ambiente. 

O que está à sua volta? O exercício do 5-4-3-2-1

Olha em volta e observe:

  • Cinco objetos que você pode ver (descreva essas coisas em detalhes para si mesmo). Qual o seu tamanho, formato e cor?

  • Quatro objetos que você pode tocar (qualquer parte do corpo pode sentir o toque)

  • Quatro coisas que você pode ouvir (descreva os sons para si mesmo)

  • Duas coisas que você pode sentir o cheiro

  • Algo que você pode sentir o gosto (fique à vontade para imaginar o sabor se não for possível usar este sentido aqui)

     Espero que esses exercícios de ancoragem ajudem você a explorar seus sentidos, conectar-se com sua respiração e focar seu corpo no momento presente. A ansiedade é difícil, mas fica a dica: você é forte e existe ajuda disponível para você. Entre em contato comigo pelo havenfamilytherapy.com/anxiety para saber mais sobre como eliminar a ansiedade da sua vida.


 
 
Previous
Previous

Como melhorar a comunicação com seu filho adolescente

Next
Next

Adolescentes e o estresse em família: encontrando a calma em sua casa