Como melhorar a comunicação com seu filho adolescente

Um adolescente sentado em seu quarto olhando pela janela, simbolizando a importância de desenvolver uma comunicação saudável com seu filho adolescente na Flórida.

Seu adolescente abre a porta do carro, joga a mochila no chão, senta no banco e coloca o cinto de segurança sem dizer uma palavra.

"Como foi a escola hoje?"

Você espera. Sem resposta. Você sabe que ele ouviu o que você perguntou, mas ele está afastando você mais e mais. Você pode repetir a pergunta, mas ele vai responder? Você não quer começar outra briga; a sensação é que praticamente todas as conversas com seu adolescente hoje em dia acabam em briga. Você dirige para casa em silêncio, se perguntando o que poderia fazer diferente.

Problemas de comunicação com adolescentes: não é apenas uma fase

Você já chegou ao ponto de ouvir mais o som do adolescente bater a porta, que o tom da voz dele? Você percebe que seu adolescente está se fechando cada vez mais e excluindo você. Eles já perderam o interesse nas atividades que costumavam adorar e você se preocupa porque eles não estão buscando interações sociais como faziam antes.

Se fechar para a família e para os amigos não é apenas uma fase; é um sinal de que seu adolescente está tendo dificuldades de lidar com seu humor instável. É hora de tentar fazer com que seu adolescente se abra.

Dificuldades para se comunicar na adolescência podem evoluir para padrões complicados de comunicação na fase adulta, por isso, moldar uma educação saudável para eles agora pode ser útil a curto e a longo prazo.

Como resgatar os adolescentes depois que eles se afastaram

Se você está perdido, sem saber como se conectar com seu adolescente, saiba que você não está sozinho. Os adolescentes se afastam dos pais o tempo todo e podem mostrar sinais preocupantes de que estão tendo dificuldades de lidar com as mudanças de humor.

O comportamento dos adolescentes também pode chocar vocês como pais, especialmente depois de todo o trabalho para construir uma relação de confiança e de demonstrar para eles de diversas formas que você se importa.

Como encorajar seu adolescente a falar com você

Se você espera falar mais com seu adolescente e menos com a porta fechada do quarto dele, mantenha a calma e não faça julgamentos em suas conversas com ele. Tentar falar com seu adolescente pode ser irritante, doloroso e pode ser que você tenha vontade de explodir, mas manter suas emoções e julgamentos sob controle pode ajudar muito neste processo de ajudá-lo a se abrir com você.

Peça a opinião dele em coisas da casa.

Seu adolescente está desenvolvendo a autonomia e vai, eventualmente, sair de casa. Eles querem aprimorar suas habilidades para a vida e querem ter voz nas decisões da casa. Oferecer a ele este respeito e responsabilidade, pode ajudá-lo a perceber que você está interessado em saber sua opinião e o papel que desempenha na família. Eles podem participar e se abrir mais facilmente se se sentirem valorizados e ouvidos.

Pergunte como seu adolescente gostaria de passar tempo de qualidade com vocês.

Os dias de entusiasmo das crianças pequenas de passar tempo com você fazem parte do passado. Você pode encorajar seu adolescente perguntando o que ele gostaria de fazer quando vocês passam um tempo de qualidade juntos. Eles podem dizer que querem que vocês joguem vídeo game juntos ou escolher um programa que todos possam curtir. Vocês podem fazer exercícios ou aulas de arte juntos, criando um vínculo à medida que aprendem lado a lado. Quando você prioriza atividades que seu adolescente gosta de fazer, você desenvolve uma linguagem e experiências compartilhadas.

Qualquer coisa que ele sugerir, tente participar e veja como isso pode aumentar a vontade dele de conversar.

Encontre a linguagem de amor do seu filho e incentive sua prática.

Existem cinco linguagens do amor ou maneiras de se sentir valorizado e amado em nossos relacionamentos. Palavras de afirmação, toque físico, presentes, atos de gentileza, e tempo de qualidade são formas de demonstrar amor pelo seu adolescente. Pergunte ao seu adolescente qual a sua linguagem do amor preferida para que você possa oferecer este amor e suporte de uma maneira que eles realmente gostem.

A terapia para adolescentes pode ajudar.

Quando você está tentando construir uma relação mais saudável de comunicação com seu adolescente, falar com um terapeuta para apoiá-lo pode oferecer um espaço maior para que a voz dele seja ouvida sem julgamentos. Muitas vezes, os adolescentes têm mais facilidade para se abrir com pessoas que não sejam seus pais. Dar a eles este espaço que não está ligado às suas lembranças de brigas ou silêncio entre vocês, ajuda na prática de comunicação entre vocês e ele aprende que é possível mudar. Você pode também demonstrar suas boas intenções ao incentivar o processo de terapia ao participar da terapia em família

Estabeleça metas mensais de interações positivas.

Em vez de perguntar "como foi a escola"?, considere desenvolver uma rotina de perguntar sobre as coisas boas da vida de um adolescente. Pergunte sobre seus amigos, o que eles querem fazer no fim de semana, e se eles querem ajudar a planejar algum programa legal.

Demonstrar interesse pela vida do seu adolescente, mostra que você se preocupa e que eles estão sendo ouvidos sobre coisas que significam muito para eles.

Você está oferecendo respeito e autonomia para o seu adolescente?

Quando os papéis da família mudam, se adaptar a essas mudanças pode ser difícil. Seu adolescente está se desenvolvendo para se tornar um jovem adulto com autonomia e, enquanto ele tem muita coisa para aprender, ele precisa ter a chance de vivenciar tudo com responsabilidade e respeito. Tente encontrar áreas da vida do seu adolescente nas quais ele possa se sentir no comando, construindo sua autoconfiança e expandindo suas habilidades. Demonstrar confiança neles ajuda a fazer com que eles confiem em você.

Consequências e consistência em vez de raiva e culpa

Focar na comunicação fora do conflito pode ajudar a apoiar a comunicação quando você está em conflito com seu adolescente. Você e seu adolescente nem sempre estarão de acordo e, em algumas situações, as ações do seu filho terão que ter consequências para que ele veja os efeitos de suas ações.

Neste caso, considere como você vai decidir quais serão as consequências para o seu adolescente. As consequências estão sendo decididas baseadas na raiva e culpa? Você é inconsistente, só aplica regras e limites de vez em quando e seu adolescente não sabe o que esperar? A construção da confiança em tempos de conflito é melhor com consistência e entendimento claros.

A imagem de uma mãe com sua filha do lado de fora, expressando felicidade após receber ajuda de terapia familiar e terapia para adolescentes na Flórida.

O mais importante é que você não tome decisões quando estiver com raiva. Tire um tempo para refrescar a cabeça. Ao impor consequências aos atos do seu adolescente, certifique-se de que seja fácil conectá-las aos problemas que você quer resolver. Explique o porquê dessas consequências. Imponha as mesmas consequências todas as vezes que o problema surgir.

Tirar a raiva e a culpa e deixar que as consequências falem por si próprias, ajuda seu filho a confiar que é seguro estar por perto, mesmo nos desentendimentos. Combinar isso com consistência e conexão clara das ações e seus efeitos, oferece uma estrutura respeitosa ao seu adolescente - e eles podem ficar frustrados, mas vão entender que foi justo.

Preencha a lacuna para resolver os problemas de comunicação com adolescentes

A falta de comunicação entre você e seu adolescente pode ser preenchida com um a construção cuidadosa de uma conexão respeitosa e interessada. Você pode melhorar a comunicação com seu adolescente mantendo a calma, sendo persistente e consistente, respeitando seu filho como indivíduo e entrando em contato sempre que necessário para mostrar que você se importa de verdade.

Se você precisar de uma ajuda extra para aprender ferramentas úteis de comunicação entre vocês, fale comigo hoje mesmo! Tenho mais de dez anos de experiência em trabalhar com adolescentes e jovens adultos, que estão enfrentando os desafios da sociedade atual e mídias sociais. Com um apoio extra, você pode criar um relacionamento melhor com seus filhos adolescentes, preparando-os para o sucesso futuro.


 
 
Previous
Previous

Vivendo uma vida com propósito & como se libertar

Next
Next

Cinco exercícios para fazer quando estiver ansioso