Sete Dicas Para Um Verão Equilibrado E Divertido Com Filhos Adolescentes

Você está preocupado com seu filho adolescente.

O último ano foi atípico, com a pandemia causando mudanças na rotina escolar e social dos seus filhos, planos foram cancelados, e eles ouviram mais “nãos” do que nunca. Com certeza, não é diferente do que todos nós vivemos, mas lembre-se: eles são apenas adolescentes. Você não consegue deixar de se preocupar com as consequências que essa pandemia teve e ainda tem na vida deles.

Como pais, nós estamos aprendendo como deixar ‘rolar’, como confiar nos nossos filhos e buscamos acreditar que tudo vai ficar bem.  Mas não podemos deixar de nos perguntar que tipo de prejuízo esse ano de pandemia terá sobre eles? Em que ponto eles vão estar diferentes e como podemos ajudá-los a encontrar o caminho de volta ao normal?

tim-mossholder-7WCgVQEQ38Y-unsplash.jpg

O que podemos fazer para ajudar nossos adolescentes neste verão?

Como pais, deve ter sido difícil ver seu filho passar por todas as dificuldades impostas pelo período de confinamento causado pela pandemia e não poder fazer nada.

Juntos, vamos explorar sete coisas que você pode fazer para ajudar o seu adolescente a ter um verão espetacular e ajudá-lo a adquirir confiança para os anos que estão por vir.

1 – Incentive seu filho a praticar esportes ou atividades em grupo

Participar desse tipo de atividade vai ajudar seu adolescente a encontrar amigos, sair do sofá e esquecer do videogame. Além disso, é uma ótima oportunidade para liberar endorfinas, o que ajuda a melhorar a autoestima.

Mesmo se ele não é muito fã de esportes, exercícios físicos também podem ajudá-los a cuidar do corpo e é um ótimo jeito de começar.

Lembre-se que você é a maior influência na vida do seu filho e, por isso, adote hábitos saudáveis para começar. Fazer a matrícula na academia em família pode ser uma ótima maneira de passar um tempo de qualidade juntos e também criar hábitos saudáveis para o desenvolvimento da autoestima.

2 – Sugira que ele participe de algum grupo de trabalho voluntário no verão

Para o seu adolescente, fazer trabalho voluntário não é somente algo importante para o currículo para entrar na universidade. O trabalho voluntário vai além do relacionamento com a comunidade. Trabalhar fora também ajuda na construção da autoestima. Frequentemente, suas obrigações em um serviço comunitário são pequenas e fáceis de serem cumpridas, mas o senso de ter ajudado alguém faz com que o adolescente se sinta útil e esse sentimento é duradouro.

3 – Passe tempo de qualidade com a família

Dependendo da idade do seu filho, isso parece ser uma realidade distante, mas passar um tempo com a família é importante, por isso, insista. Esse tempo com a família pode ser com as pessoas que moram na mesma casa ou envolver tios, avós e primos. Esses momentos especiais são memoráveis para o seu adolescente. Claro, é importante equilibrar o tempo em que eles também encontram os amigos. Os amigos são uma parte vital para a maturidade e independência dos adolescentes.

pexels-julia-m-cameron-4144100.jpg

4 – Limite o tempo em que seu filho passa nas redes sociais

O objetivo é retomar os relacionamentos da vida real, não apenas aqueles que eles desenvolveram online. Existe um tempo e lugar para relacionamentos virtuais, mas procure encorajar seu filho a encontrar os amigos pessoalmente ou convide-o para viajar com a família para a praia. Tire algumas horas do dia para que sejam “livres de tecnologia”. Criar esses espaços para o seu filho pode ser útil para que seu adolescente aprenda a balancear as coisas da vida.

5 – Mantenha-se firme

No geral, o que seu filho adolescente mais precisa – mesmo durante as férias de verão – é um senso de estabilidade e estrutura. Você pode querer relaxar algumas regras nas férias, mas por outro lado, você quer evitar que maus hábitos se criem. Ficar acordado a noite toda? Não permita isso. Levar o vídeo game para o quarto? Isso não é uma boa ideia. Quando você está calmo e no controle da situação, você passa essa mensagem para os seus filhos e eles entendem que podem ser também. Em meio a todas as mudanças desse último ano, eles precisam disso em você.

6 – Encoraje seu filho a focar em boas amizades

daniel-silva-gaxiola-kvYvlPLQ4yw-unsplash.jpg

Para aqueles mais ansiosos socialmente, com dificuldades de se relacionar, é importante que você os incentive a investir em uma boa amizade. Isso pode exigir um trabalho extra para direcionar o seu adolescente. Você pode ajudá-lo a pensar em alguns assuntos que podem ser falados quando eles se encontrarem ou talvez eles precisem de algumas ideias sobre o que fazer com o amigo. Ofereça suas sugestões somente depois que as ideias dele se esgotarem.

7 – Ajude seu filho a ser autoconfiante

Todas as dicas acima vão ajudar muito a colocar em prática esta última: a construção da autoconfiança. Seus adolescentes precisam ouvir que você acredita em suas habilidades e que você confia que eles são capazes de resolver os próprios problemas. Por exemplo, em vez de dizer o que fazer para resolver o problema, pergunte: “Como você acha que podemos resolver essa situação?”. Não acredite no desamparo do seu filho e deixe claro para ele que você espera que ele resolva o problema e que você sabe que eles são capazes de resolvê-lo. Para aqueles pais superprotetores, saiba que este é o momento de seus filhos testarem algumas coisas e cometerem alguns erros. Eles precisam de alguma liberdade. É importante que os pais não passem para os filhos seus próprios medos. Vamos lembrar que todos nós aprendemos com nossos erros e é melhor agora quando eles têm a orientação dos pais, que quando eles estiverem por conta própria no mundo.

Benefícios de continuar a terapia no verão

Muitos pais levam os filhos para a terapia porque estão preocupados com o seu desempenho escolar, com o comportamento dos filhos na escola ou com o pessoal da escola, entre outras questões que envolvem o mundo acadêmico. O verão está logo ali na esquina e você provavelmente está pensando em dar ao seu filho um tempo de tudo – escola, responsabilidades, terapia. Mas lembre-se que não é porque a pressão está menor, que os problemas do seu filho acabaram.

Quando eles voltarem à escola no outono, todos os desafios vão estar lá esperando por eles. Por que não aproveitar ao máximo o verão seguindo as dicas acima e trabalhar com uma terapeuta que pode ajudá-lo a identificar as mudanças que precisam ser feitas?

Eu sei que você não está preocupado com o boletim escolar que está por vir, mas os desafios que existem no relacionamento com seu filho adolescente não vão desaparecer somente porque o ano escolar acabou.

Fale comigo se estiver interessado em ajudar seu filho adolescente a lidar com seus conflitos internos. 

Ligue agora pelo telefone 786-565-2465 para uma consulta grátis de 15 minutos!

Alexa von Oertzen, LMFT

Connect with me today at 786-565-2465

Previous
Previous

De Pai Para Filho: Como Ajudar Um Adolescente Com Depressão

Next
Next

Terapia Para Homens: Porque Uma Terapeuta Do Sexo Feminino Pode Te Ajudar