Superando conflitos em família
Você está sentado com a sua família à mesa de jantar. Os pratos estão postos, todos já se serviram e começaram a comer. Você fez uma refeição agradável e está aproveitando o momento. As pessoas estão conversando, até que você percebe que um sentimento de tensão começa a surgir. Talvez você tenha notado que seu adolescente está começando a discordar de um ponto que um dos pais abordou. Ou um adulto à mesa está incomodado com o silêncio de um adolescente. Ou a conversa que você estava tendo com a sua esposa está mudando rapidamente para uma discussão.
A tensão aumenta; a divergência se transforma em uma discussão acalorada. Algumas pessoas da família param de comer, muito envolvidos no conflito. Uns começam a comer mais rapidamente para que possam se afastar da mesa e da discussão familiar o mais rápido possível.
O que começou como uma refeição cotidiana e tranquila se transforma em uma tensa e desprazerosa discussão familiar. E você se pergunta, por que isso continua a acontecer?
Conflitos em família
Muito frequentemente, especialmente com adolescentes em casa, as conversas em família se transformam em conflitos. Muitas vezes o mesmo conflito se repete várias vezes. Isso pode facilmente levar à uma ansiedade pós-discussão na qual você se encontra no limite, temendo que isso acabe, de certa forma, em um ataque emocional.
A ansiedade pós-discussão por si só pode levar a mais conflitos! Se membros da família com frequência se encontram no limite, diferenças de opinião podem acabar em discussões. Pequenos insultos podem ganhar dimensões maiores e levar a explosões de raiva. Familiares podem se abster e se manterem quietos por medo do conflito e o silêncio pode tornar a comunicação impossível.
Isso é particularmente comum em adolescentes; os pais não sabem o que o filho adolescente está pensando ou sentindo, porque ele não se sente confortável em se comunicar honestamente. Isso pode ser uma fonte de estresse para os pais, aumentando a tensão em casa.
Algumas maneiras de resolver conflitos em família
Padrões de comunicação e a necessidade de se comunicar podem ser muito diferentes entre as pessoas. Não entender o seu próprio estilo de comunicação e necessidades, e não respeitar os membros da família, pode levar a uma situação constante de ansiedade que induz ao conflito.
Uma boa maneira de resolver o conflito com a sua família é responder perguntas sobre como cada pessoa se comunica da melhor maneira, e como respeitar as necessidades de comunicação do outro. Isto é algo que pode, com frequência, ser trabalhado na terapia familiar, como uma maneira de estruturar as conversas em sua casa para evitar que surjam discussões. Desentendimentos podem acontecer! Mas existem formas de resolver conflitos familiares sem causar danos e sem levar à ansiedade e tensão pós-discussão.
Aqui vão algumas ideias para a resolução de conflitos em sua família que podem ajudar cada membro a trabalhar com a família como um todo:
Preste atenção quando a conversa está acontecendo
Todos estão de acordo e prontos para este tópico? Ou a conversa é algo que uma pessoa quer enquanto outros podem não querer falar disso naquele momento?
Dê a alguém a chance de dizer "Eu não estou pronto para falar disso agora". Essa atitude pode evitar discussões desnecessárias. Enquanto alguns pais podem hesitar em "deixar o adolescente se safar de uma situação", a verdade é que emoções à flor da pele não vão ajudar a resolver o problema.
Se você tem algum problema que precisa ser resolvido, mas não está pronto para falar sobre ele, informe quando você VAI ESTAR pronto para falar.
Dar a alguém que precisa falar um momento para ser ouvido pode ajudar muito a evitar ressentimentos. Isso é também uma boa prática para olhar para trás e rever discussões familiares quando você não é influenciado pelo calor da emoção. Este é um trabalho importante feito na terapia familiar com adolescentes.
Comunicação com respeito
Tente não interromper, tente não culpar sua família por sentimentos que você tem, tente não ignorar o que seus familiares dizem sobre o que estão pensando ou sentindo.
Um canal aberto de comunicação que aceita o ponto de vista de todos, permite que familiares, especialmente os adolescentes, se abram e sejam honestos. Esteja atento sobre o que seus familiares estão pensando e tente colocar de lado os julgamentos.
Tente não tirar conclusões precipitadas
Sua família pode não saber, ou não entender o que está acontecendo e isso pode não ser culpa deles. Tente não culpar seus familiares; em vez disso, fale sobre como você está sendo atingido, como se sente e o que você precisa.
Trabalhe suas habilidades de evitar conflitos com um terapeuta familiar
As habilidades de evitar conflitos e resolução de conflitos precisam ser praticadas. São habilidades que precisam ser definidas especificamente e geralmente são mais bem praticadas em um ambiente onde todos se sintam seguros para expressar suas necessidades e opiniões.
A terapia familiar pode oferecer esse espaço. A terapia familiar pode ser um lugar onde cada membro da família se sente ouvido pelos outros e onde a habilidade de se comunicar com respeito pode ser praticada, à medida que a família trabalha suas metas de forma conjunta.
Haven Family Therapy em Coral Springs oferece sessões em inglês e português. Nós oferecemos o ambiente mais acolhedor possível para ajudar sua família a conversar e resolver conflitos recorrentes, para que a ansiedade pós-discussão seja algo do passado.
Fale comigo hoje mesmo para discutirmos seus objetivos na terapia familiar.
Sessões de terapia familiar podem ser uma ferramenta incrível para ajudar as famílias a construírem relações fortes e saudáveis. Na Haven Family Therapy, nós nos empenhamos para criar um ambiente onde as vozes de todos são ouvidas e respeitadas e onde mudanças positivas podem ocorrer.
Nós valorizamos a escuta ativa, o respeito e comunicação positiva, que são elementos importantes para o sucesso da terapia familiar. Se você está pronto para um futuro melhor juntos, fale conosco hoje mesmo na Haven Family Therapy!