Como superar um passado doloroso: 4 dicas para curar traumas de infância

Uma jovem está sentada em uma varanda, com a cabeça apoiada entre as grades da varanda. Sua postura reflete profunda contemplação enquanto ela luta com seus pensamentos, simbolizando a jornada de superação de traumas de infância.

"Olha que fofura!"

Você é chamado para olhar os álbuns de família de novo. Você folheia fotos de parentes que conheceu quando tinha três anos, vê fotos dos seus pais com vários tipos de cabelos da moda da época, mas que hoje estão super desatualizados.

E de repente, acontece: você olha uma foto de um período da sua infância que não quer se lembrar. Você não quer estragar o momento, então você fecha o álbum e passa para outra pessoa.

Você não sabe por que, de repente, você está tão desconfortável e triste. Você não tem certeza se lembra porque aquele período da sua vida foi tão difícil e você não quer fazer nenhum alarde, mas está preso, infeliz e confuso. O que está acontecendo?

Como reconhecer um trauma de infância

O tipo de desconforto que surge quando nos lembramos de certos períodos da nossa infância pode ser sinal de um trauma. Mas a sua infância foi a tanto tempo atrás, por que

isso está voltando à sua cabeça agora? O que quer que você tenha passado, essas experiências ficam gravadas em sua psique, armazenadas como fragmentos de memória e sensações corporais e cheiros. Seja uma foto de um álbum, ou algo que seu parceiro tenha feito, essas memórias traumáticas estão vindo à tona, pedindo para serem resolvidas de uma vez por todas.

Você não tem que sofrer sozinho; existe ajuda disponível quando perceber que algo não está certo na forma que você sente. Uma coisa de cada vez. Vamos ver como um trauma aparece em crianças e depois em adultos que passaram por traumas na infância.

O trauma na vida das crianças

O trauma é tipicamente definido como a resposta emocional a um evento sério em sua vida. Experiências traumáticas podem causar impacto em seu cérebro a longo prazo, tornando mais difícil para diferenciar o passado e o presente quando há um gatilho para o trauma, fazendo com que seu cérebro tente te proteger a todo custo de ameaças por meio da hiper-vigilância.

O trauma pode impactar a vida das crianças de diversas formas, mas é difícil saber a extensão do impacto para algum acontecimento em particular ou um trauma em andamento. As crianças, muitas vezes, não são capazes de comunicar como se sentem ou o que estão pensando, e um trauma de infância pode até mesmo impactar a formação da memória . Então, lembrar exatamente do que aconteceu, nem sempre é possível. Curar feridas traumáticas da infância sendo adulto pode ser desafiador.

Os traumas mais comuns da infância são:

  • Negligência por parte de cuidadores

  • A morte de um ente querido

  • Abuso verbal

  • Abuso físico ou sexual

  • Um acidente ou uma condição médica debilitante

  • Bullying ou trauma de um colega

Como os traumas de infância se manifestam em adultos

Quando um trauma de infância não é abordado, a criança vai tentar lidar com a situação de melhor forma possível. Ela vai se tornar um adulto que vai fazer o mesmo até perceber que sinais e sintomas podem ser ajudados com suporte e terapia.

Mas você pode se perguntar, como eu vou me curar de um trauma da infância que eu nem me lembro?

Como reconhecer um trauma na sua vida

O trauma pode se manifestar em sua vida de formas variadas, incluindo sintomas físicos, emocionais e de comportamento. O Centro de Tratamento para o Abuso de Substâncias lista algumas manifestações do trauma. São elas:

  • Exaustão, dificuldade de dormir, ou dormir em excesso

  • Dores e sofrimentos misteriosos

  • Ataques de pânico e crises de ansiedade

  • Se sentir emotivo em excesso ou se fechar para as suas emoções

  • Estar com raiva, irritado e impaciente

  • Sentir como se o futuro não tivesse significado ou como você não pode impactá-lo de forma alguma

  • Evitar pessoas, lugares ou atividades

  • Hiper-vigilância ou sempre gastar energia esperando que algo vá acontecer

  • Perda de interesse em coisas que você gostava de fazer

  • Se isolar

  • Se manter ocupado o tempo todo (para evitar pensar sobre como está se sentindo)

  • Flashbacks, pesadelos ou pensamentos intrusivos.

Tudo isso e mais podem ser sinais de que você está sendo atingido por um trauma de infância. Curar um trauma infantil, incluindo um trauma sexual, começa com o reconhecimento de como o trauma se manifesta em seu corpo, suas emoções e comportamentos.

Superando um passado doloroso: e agora?

Você chegou à conclusão que passou por um trauma na infância e sabe que quer começar a superar esse trauma. E agora?

Existem diversos passos em direção à cura, mas primeiro, queremos que você tire um momento para se reconhecer. Você trabalhou duro para chegar aonde está agora, trabalho que requer um mergulho em sentimentos difíceis e memórias. Decidir que você está pronto para continuar este trabalho, com apoio e orientação é muito importante. Saiba que você tem uma força que vai além do que imagina.

Passos que você pode seguir para curar traumas de infância

Passo um: conheça e eduque a si mesmo

Agora pode ser a hora de tomar conhecimento que você passou por um trauma na infância. Mesmo que você não consiga se lembrar de todos os detalhes, você sabe que o desconforto emocional e suas manifestações físicas do seu trauma dizem a verdade. Pode ser difícil aceitar esta realidade, mas isso vai te levar longe em termos de entender melhor o que aconteceu com você, e para onde ir depois disso.

Esta é também uma oportunidade de se informar sobre traumas de infância . Você pode encontrar informações online sobre traumas infantis ou pode buscar uma terapeuta especializada em traumas para te ajudar a entender o que você passou e como isso teve impacto em sua vida.

Há um crescimento na quantidade de estudos sobre o trauma e seus efeitos das experiências adversas da infância . Com isso, existem mais opções disponíveis sobre como ajudar pessoas que estão lidando com essas dificuldades.

Passo dois: seja gentil com você mesmo no caminho para a cura

Seja gentil com você neste processo. Você sabe muito bem que já passou por muita coisa. Você merece ser tratado com empatia à medida que descobre como lidar com esse novo entendimento sobre você e sua vida. É possível que passe por experiências como luto, vergonha, culpa, apatia, medo, entre outras emoções, à medida que processa o trauma e trabalha para enfrentá-lo.

Todos esses sentimentos são normais. Tente não evitá-los. Você vai ter que trabalhar esses sentimentos e isso leva tempo e paciência. Considere-se como uma pessoa que está em uma jornada. Você está em uma longa jornada por meio de experiências passadas e como elas impactaram você é e como você age hoje. Você não é definido por seus traumas, mas é afetado por eles. Curar traumas da infância ou um trauma sexual da infância não é algo simples, mas você está retomando as rédeas da sua vida, trabalhando como foi afetado e escolhendo como responder a isso.

Passo três: encontre uma rede de apoio

Quando estamos em processo de cura de um trauma da infância, pode ser tentador se isolar. Você pode sentir a necessidade de manter privacidade com relação às suas experiências ou sentir vergonha ou culpa sobre o que está passando. À medida que você trabalha esses sentimentos na sua jornada, saber que tem o apoio de pessoas próximas pode ajudar no processo de cura.

Você pode construir sua rede apoio:

  • Buscando grupos de apoio sobre traumas de infância. Essas pessoas vão saber o que você passou e você pode se conectar sabendo que cada um tem sua própria jornada no processo de cura.

  • Encontre amigos para passar o tempo: eles podem ser a chave para uma vida bem vivida. Passe tempo com pessoas que te ajudam a regular seu sistema nervoso e façam você sentir que pertence a algum lugar.

  • Explore sua vizinhança. Esteja envolvido no lugar que você mora, faça desde projetos voluntários para conhecer seus vizinhos ou participe de encontros comunitários, que podem te dar orgulho. Esse tipo de conexão pode ter um grande valor no processo de cura.

  • Encontre suporte por meio da terapia: um terapeuta capacitado pode te ajudar a curar um trauma de infância. A terapia EMDR é feita especialmente para superar o passado doloroso, por isso, incluí essa terapia no próximo passo abaixo.

Passo quatro: busque a terapia EMDR

EMDR é um processo terapêutico desenvolvido especificamente para tratar o trauma. Essa terapia pode ser muito útil para curar um trauma de infância, incluindo abuso sexual infantil.

Durante a terapia EMDR, você será orientado pelo seu terapeuta e usar estímulos bilaterais por meio de movimentos dos olhos ou toques. Você vai fazer isso enquanto você e seu terapeuta investigam uma memória traumática específica que você escolheu abordar. A estrutura do EMDR se certifica que você se mantenha no presente enquanto trabalha uma memória gatilho, e seu terapeuta te orienta à medida que as memórias surgirem. O movimento bilateral no presente ajuda seu cérebro a reconfigurar como se aproximar de uma memória traumática, reduzindo o impacto emocional quando você se lembrar disso no futuro.

A EMDR é muito estruturada e tem suporte do início ao fim de cada sessão de terapia, a fim de garantir que suas emoções estejam estabelecidas e você se sinta seguro em seu corpo. A estrutura é a chave do sucesso e um terapeuta treinado em EMDR pode levá-lo a processar esse passado doloroso de uma forma responsável e efetiva. A EMDR é um processo gentil, mas poderoso, que oferece uma mudança real em como suas memórias e o trauma te afeta.

Um processo de EMDR requer, com frequência, várias sessões de terapia dedicadas. Você vai trabalhar as seguintes etapas:

  1. Selecionar as memórias que você gostaria de trabalhar e estabelecer as metas para seu processo de EMDR.

  2. Desenvolver técnicas para acalmar com seu terapeuta, para usar os recursos disponíveis enquanto trabalha essas memórias.

  3. Ao abordar suas memórias traumáticas, você vai trabalhar com o estímulo bilateral para dessensibilizar essas memórias.

  4. Depois desse esse estímulo, você vai processar com seu terapeuta o que descobriu e encontrar os sentimentos que podem estar associados a essa memória.

  5. O terapeuta vai pedir, então, que você mude a história em torno da memória, enquanto examina também o seu corpo. Neste reprocessamento, você vai explorar os pensamentos positivos que podem vir à tona e o que poderia acontecer de forma diferente no futuro.

  6. Por fim, você vai acabar retomando o pensamento no presente e no futuro. Você será capaz de deixar a dor ir embora.

A EMDR pode te dar uma sensação de controle sobre como responder às suas memórias traumáticas. Ela permite que você crie uma distância emocional de memórias dolorosas, aliviando alguns impactos ligados a traumas profundos. Com o tempo, você será capaz de medir os efeitos da EMDR e vai notar mudanças em várias áreas da sua vida, como: dormir melhor, redução do estresse, memória melhor, processamento mais saudável de pensamentos, relações pessoais mais profundas, e mais

A Haven Family Therapy pode ajudá-lo com EMDR

Se você acha que a terapia EMDR seria o caminho para a cura de um trauma de infância, a Haven Family Therapy oferece um espaço seguro, tranquilo e acolhedor, com terapeutas treinados, que oferecem a terapia EMDR. Ligue hoje mesmo para a Haven Family Therapy para saber como a EMDR pode ajudar em sua jornada em superar um passado doloroso

 
 

Sessões de terapia familiar podem ser uma ferramenta incrível para ajudar as famílias a construírem relações fortes e saudáveis. Na Haven Family Therapy, nós nos empenhamos para criar um ambiente onde as vozes de todos são ouvidas e respeitadas e onde mudanças positivas podem ocorrer. 

Nós valorizamos a escuta ativa, o respeito e comunicação positiva, que são elementos importantes para o sucesso da terapia familiar. Se você está pronto para um futuro melhor juntos, fale conosco hoje mesmo na Haven Family Therapy! 

Alexa von Oertzen, LMFT

Connect with me today at 786-565-2465

Previous
Previous

Cinco dicas para homens melhorarem suas habilidades sociais

Next
Next

Superando conflitos em família