O que você precisa saber sobre a terapia EMDR

 
Terapia EMDR
 

Você já pegou um livro com uma incrível sinopse, apenas para abrir a primeira página e encontrar linhas e mais linhas de descrições sem graça? Em termos literários, é conhecido como contar em vez de mostrar — quando um autor descreve a história em vez de levá-lo ao mundo que ele criou. Esse tipo de narrativa te faz sentir que estão te contando uma história seca e pouco envolvente.

Enquanto essa forma de contar a história te mantém anestesiado (e entediado), também te mantém seguro. 

Na terapia, essas mesmas experiências acontecem e te fazem sentir como se talvez a terapia não seja para você. Talvez você não pertença a este espaço onde está revendo o passado por uma tela — sabendo o que é, compartilhando, mas nunca realmente sentindo aquilo porque você não consegue conectar com seu passado sem o risco de sentir bastante dor. Você está enumerando suas emoções em vez de trazer seu terapeuta para a experiência de senti-las, e isso parece ser algo seguro para você. Pode até ser, mas isso não vai te ajudar a melhorar.

Caso o que foi descrito acima soe familiar com outras experiências com a terapia ou na vida em geral, a terapia EMDR pode ser a peça que faltava no seu processo de cura emocional.

O que é a terapia EMDR?

Dessensibilização e Reprocessamento através do Movimento Ocular, abreviada em inglês como EMDR, é um processo terapêutico único projetado para te ajudar a revisitar suas experiências emocionais em toda sua profundidade sem ter que experimentar os traumas ou a intensidade inicial associada com essas experiências. A EMDR é uma terapia combinada que não começa ou termina com práticas repetidas que você já conhece, ela também se conecta com a terapia cognitivo-comportamental, consciência corporal e o autoconhecimento afirmativo.

Inicialmente implementado para Tratamento de Estresse Pós-Traumático (TEPT), este processo começa estabelecendo uma experiência visual ou física repetitiva para estimular ambos os hemisférios da mente a um estado de abertura sem apego. Passar pelo processo de EMDR permite que você revisite a história da sua vida, não do jeito desinteressante que você aprendeu para sobreviver, mas de um jeito que te manterá seguro de toda a intensidade de sua dor. Sem nunca ter que contar em voz alta, a EMDR busca reescrever o padrão do trauma que domina seus pensamentos e sentimentos.  

Se você está pronto para a cura e quer que as coisas mudem, a terapia EMDR pode ser para você mesmo que você não tenha nenhum tipo de estresse pós-traumático.  

O que a EMDR engloba

Trauma 

Para muitas pessoas, o trauma é uma experiência crônica em vez de algo único. Essas experiências repetidas tornam-se mais fáceis para sua mente desapegar e, neste espaço, novos processos podem se estabelecer à medida que você tenta se manter afastado desses tipos de dor. O processo único da EMDR pede que sua mente remova essas expectativas e coloque o trabalho para processar essas experiências de uma nova maneira. 

Ansiedade e depressão 

Caso você tenha ansiedade ou depressão e outros tratamentos não se mostraram eficazes e esses problemas continuam a tomar conta de sua vida e pensamentos, há esperança. A EMDR pode ser a ligação que faltava para apoiar seu relacionamento terapêutico atual com um mergulho maior no passado, a fim de seguir em frente. 

Fobias

Fobias não são o mesmo que medo. Não importa a origem da sua fobia, caso sua vida seja governada por sua resposta a um gatilho, a EMDR pode ajudá-lo a recuperar seu domínio. Para muitas fobias, a repetição da EMDR é a chave para encontrar alívio onde outros tratamentos falharam em atravessar a superfície. 

Luto 

Uma perda é algo esmagador e o impacto do luto pode consumir alguém. A EMDR tem uma bela maneira de lhe trazer paz. O reprocessamento permite que você traga as experiências positivas para o aqui e o agora, de modo que você possa levar esse amor consigo em seu progresso. O luto pode te mudar permanentemente, mas a EMDR te permite determinar onde essa mudança se estabelece. 

TOC

Um grande conjunto de pesquisas realizado pela Fundação EMDR traçou ligações diretas entre a EMDR e o tratamento do Transtorno Obsessivo Compulsivo - TOC, principalmente em adolescentes. Se você convive com o TOC e não está conseguindo a ajuda que você precisa, posso acompanhá-lo na exploração da EMDR como uma opção de reforço para sua cura. 

Apego, EMDR e você

Uma técnica modificada de EMDR que foca na teoria do apego começou a emergir nos últimos anos. Se você não é familiarizado, essa teoria te ajuda a compreender o impacto das relações que você construiu na infância e seus efeitos na formação de relacionamentos no atual momento da sua vida. A EMDR focada no apego se concentra nessas relações e conexões. Realizar o processo de apego através da EMDR é uma maneira fundamental para ajudá-lo a desenvolver vínculos internos e externos mais saudáveis. 


decorative image - tratamento EMDR

Você se identificou com um ou mais tópicos descritos acima? Se você está lendo isso e está preocupado se vai estar preso na mesma farta rotina sem melhorias reais, eu te encorajo a fazer algumas perguntas a si mesmo.

Três perguntas para fazer a si mesmo ao considerar o tratamento EMDR

  1. Você está pronto para ver mudanças definitivas em seus pensamentos e em sua vida?

  2. Você tem mecanismos para lidar e rede de apoio para se manter seguro durante o tratamento EMDR?

  3. Você pode se comprometer a comparecer às sessões de terapia por si mesmo?

Examine suas necessidades, capacidades e verdades com o máximo de detalhes que precisar, e visite esta página para aprender mais sobre a EMDR em sua totalidade. Quando você estiver pronto, estarei aqui para apoiá-lo com as próximas etapas, independentemente de quais você escolha.

 
 
Alexa von Oertzen, LMFT

Connect with me today at 786-565-2465

Previous
Previous

Comunicando-se com seu filho adolescente

Next
Next

Maio é o mês da Conscientização sobre Saúde Mental nos EUA