O estresse afeta a sua saúde mental?

Você se sente que a sua lista de afazeres suga sua energia mais rapidamente do que você consegue recuperá-la. 

Você já se acostumou com seus pensamentos "pesados" e sombrios, que colocam nuvens sobre o seu julgamento e senso de humor.

Você sabe bem o que é estar no meio de uma tempestade implacável de preocupação, em uma batalha constante entre a sua produtividade e o medo ao mesmo tempo. 

Estresse e preocupação podem acontecer com qualquer pessoa e são complicados, especialmente, pela diferente maneira que afetam cada um. É uma dor que está ali sempre incomodando; é tão desconfortável que você não consegue ignorá-la.  

O estresse faz parte da vida, mas muito estresse pode ter um sério impacto na sua vida e na sua saúde mental. Enquanto é complicado eliminar o estresse das nossas vidas, existem algumas coisas que podemos fazer para controlá-lo.  

O que é o estresse? 

Estresse é a resposta natural que nosso corpo dá a mudanças, mas que também pode ser desencadeado por uma ameaça ou desafio.  É uma reação física, emocional e psicológica que ocorre quando nos sentimos sobrecarregados ou incapazes de lidar com determinada situação.  O estresse pode ser agravado por uma variedade de fatores, incluindo situações difíceis no trabalho, problemas de relacionamento, preocupações financeiras, ou até mesmo seus próprios pensamentos e crenças.  

Os estresse pode ser causado por fatores externos como trabalho, família e pressões financeiras, ou também pode ser causado por fatores internos como mudanças em sua saúde física e mental.  Isso pode ser positivo ou negativo, mas normalmente o estresse negativo é que afeta nossa saúde mental de forma mais significativa.

Você pode se sentir ansioso, sobrecarregado ou até mesmo prestes a ter um ataque de pânico quando o estresse surge.  Esses sentimentos são resultado de uma resposta do corpo ao estresse, que libera hormônios como a cortisona e adrenalina para ajudá-lo a lidar com isso.  Esses hormônios podem ter um efeito positivo, nos ajudando a estar alertas e focados em momentos de necessidade.  Mas quando estamos expostos a um nível alto de estresse, ou se isso dura por muito tempo, esses hormônios podem começar a ter um impacto negativo na nossa saúde mental.  

Como o estresse afeta a sua saúde mental?

Quando você está sob muito estresse, isso pode ter um impacto negativo na sua saúde mental.  O estresse pode fazer com que você se sinta ansioso, irritado e sobrecarregado.  Pode também levar a sentimentos como depressão e tristeza. Em alguns casos, o estresse pode contribuir para o agravamento de sintomas como dores de cabeça, dor de estômago e fadiga. 

A terapia pode ajudá-lo a encontrar equilíbrio 

A terapia pode ser uma ferramenta eficaz para controlar o estresse e a melhorar sua saúde mental. A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) pode nos ajudar a identificar a causa do nosso estresse e a desenvolver estratégias para controlá-lo. Essa é uma abordagem muito útil especialmente para adolescentes, que podem precisar de espaço e tempo para processar e aliviar a pressão de fatores internos e externos causadores do estresse em suas vidas. 

Já a Terapia EMDR - Eye Movement Dessensitization and Reprocessing - que em português significa Dessensibilização e Reprocessamento através do Movimento dos Olhos, é uma forma de terapia que pode nos ajudar a trabalhar experiências traumáticas e reduzir o impacto emocional desses acontecimentos em nossas vidas. Essa terapia ajuda, especialmente, aqueles que vivenciam situações estressantes no dia a dia depois de passarem por um trauma ou aqueles que lutam contra a ansiedade e depressão. A EMDR foca na identificação e trabalha a raiz do problema que está causando esse estresse, ajudando a reduzir seu impacto na saúde mental sem insistir nesses gatilhos dolorosos. 

Ferramentas para controlar o estresse

Felizmente existem algumas coisas que você pode fazer para controlar os efeitos do estresse em nossas vidas. Você pode controlar o estresse de forma mais eficaz fazendo pausas, mantendo-se ativo, cuidando de si mesmo e procurando ajuda de um profissional.

Aqui vão algumas dicas para você começar:

1 - Movimente seu corpo. Praticar exercícios físicos é uma excelente maneira de reduzir os níveis de estresse, além de ajudar a melhorar seu humor. Encontre um tempo para se movimentar todos os dias, mesmo que seja uma caminhada curta ou alongamentos simples. Exercícios físicos ajudam a liberar endorfinas, que podem ajudar a reduzir o estresse e a melhorar seu bem-estar de maneira geral. 

2 - Durma. Às vezes parece impossível dormir as 8 horas essenciais para o descanso ou estabelecer uma rotina na hora de dormir. Pesquisas mostram que dormir bem é fundamental para reduzir o estresse e seus impactos na saúde física e mental.

3 - Faça pausas. Embora pareça que estou falando sobre dormir, fazer pausas para descansar serve para outro propósito totalmente diferente. Quando você interrompe suas atividades sobre-humanas com períodos de humanidade, você pode retornar ao seu corpo e se reconectar. Isso é importante mesmo que seja por alguns minutos. Encontre tempo para sair do ambiente de trabalho, caminhe do lado de fora ou apenas sente e relaxe. 

4 - Alimente-se bem. Prestar atenção no que você come pode desempenhar um papel importante para redução do estresse. Alguns alimentos podem piorar o nível de estresse, enquanto outros podem ajudar a aliviar a tensão e relaxar. Quando você opta por alimentos saudáveis e que ajudam a reduzir o estresse, você pode controlar seus níveis de estresse e melhorar seu bem-estar de forma geral.

5 - Cultive seus relacionamentos. O estresse e a ansiedade podem, com frequência, fazer com que nos sintamos isolados e desconectados daqueles que estão à nossa volta. Faça um esforço para entrar em contato com seus amigos e familiares ou até mesmo com um grupo de suporte online, onde você possa se conectar com outros que entendam o que você está passando. 

6 - Pratique o autocuidado. O autocuidado é sobre ter um tempo para você cuidar da sua saúde física, mental e emocional. Reserve um tempo todos os dias para fazer algo que faça com que você se sinta bem, como ler um livro, ouvir música ou passar o tempo com amigos e familiares. 

Todas essas dicas para aliviar o estresse podem ser feitas por conta própria. Quando você adiciona à essa rotina a terapia, elas vão te ajudar a desenvolver habilidades para reconhecer e lidar melhor com os gatilhos causadores do estresse no futuro.  

 
 

Venha fazer terapia para controlar o estresse na Haven Family Therapy em Coral Springs ou Fort Lauderdale

E lembre-se: a experiência de cada um com o estresse é diferente e você não precisa lidar com ela sozinho. Se você está se sentindo sobrecarregado, não tenha medo de entrar em contato com a Haven Family Therapy para buscar ajuda para lidar com o estresse em Coral Springs ou Fort Lauderdale.

Alexa von Oertzen, LMFT

Connect with me today at 786-565-2465

Previous
Previous

O que esperar de uma sessão de Terapia Familiar

Next
Next

A Terapia EMDR ajuda a tratar a ansiedade e o TOC?