A Terapia EMDR ajuda a tratar a ansiedade e o TOC?

A terapia EMDR, em português Dessensibilização e Reprocessamento por meio de Movimentos Oculares, já provou ser um tratamento eficaz e revolucionário para muitas condições psicológicas, entre elas a ansiedade e o Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC). Se você convive com um desses problemas, saiba como começar a retomar as rédeas da sua vida por meio da terapia EMDR. 

Como é a vida livre de ansiedade e sintomas de TOC?

Imagine se sentir livre de intrusões e preocupações. Livre de estar atento o tempo todo, da ansiedade, e sem se preocupar se tudo está seguro, limpo ou trancado. Isso tudo parece estar em um futuro distante?

E se você pudesse sair deste momento e enxergar novas possibilidades e celebrações, em vez de apenas confiar em sua estratégia atual, que requer um planejamento minucioso para possíveis dores? Nesta visão do futuro, haveria algumas incertezas, mas também haveria o equilíbrio, que permite que você caminhe olhando para frente por meio desses pensamentos e sentimentos. 

Imagine enfrentar seus medos e se sentir empoderado para passar por eles, ou por meio deles, sem perder o controle de seus pensamentos. 

Neste futuro ideal, você saberia que seu medo é válido, mas não pode te controlar. Ele não pode te segurar ou prendê-lo em uma gaiola de conflitos, ou em uma batalha que você não poderia vencer. 

Imagine vivenciar uma menor incidência de compulsões que definem a sua realidade diária.

Pode ser que haja um impulso para cumprir alguns rituais, tarefas e rotinas na sua vida que o TOC exige de você, mas não será algo incontrolável. Haverá uma trégua e você vai retomar o controle dos seus pensamentos e da sua rotina. 

Imagine uma experiência de vida mais plena mesmo com ansiedade ou TOC.

Agora, imagine tudo isso sem ter que conviver com uma dor extenuante ou meses de terapia? A terapia EMDR tem curta duração e pode tornar isso possível! Apesar de a EMDR não ser a cura para tudo, sem dúvida, há evidências suficientes de que essa nova realidade que você busca pode ser possível!

Como a EMDR funciona para a ansiedade e o TOC?

A EMDR funciona tanto para a ansiedade quanto para o TOC criando um novo estímulo para o cérebro, que ajuda a sua mente a quebrar padrões repetitivos. Ao utilizar a ferramenta de reprocessamento denominada estimulação bilateral, você pode substituir pensamentos e ideias intrusivas e indesejadas, que são comuns a essas condições. A EMDR pode ajudar a quebrar as conexões profundamente enraizadas que existem entre o pensamento/ideia e a atitude que você deve tomar para se livrar deles.

EMDR para a ansiedade

Para pessoas ansiosas, a EMDR funciona como um redirecionamento dos pensamentos angustiantes ligados à ansiedade. Enquanto você se lembra dos seus gatilhos, nós vamos trabalhar para mudar o foco da sua mente das sensações e experiências vividas e reprogramar as associações que desencadeiam sua ansiedade. A EMDR é extremamente efetiva na redução da ansiedade e em sentimentos que geram pânico em pessoas com transtorno de ansiedade. Pesquisas mostram o desenvolvimento promissor de técnicas de EMDR também para o controle da ansiedade generalizada. 

EMDR para o TOC

Para pessoas com Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), a EMDR funciona de maneira similar, mudando o foco de sua atenção de pensamentos intrusos e compulsões para as sensações e raízes que os alimentam. Isso nos ajuda a trabalhar sob a superfície do seu TOC para que, dessa maneira, você possa interagir de forma mais orgânica com a sua psique e reprogramar a forma que entende e responde aos pensamentos intrusivos. Apesar de o TOC não ser o foco principal de pesquisas sobre a EMDR, informações recentes indicam que esse tipo de terapia pode ser mais efetivo que a Terapia Cognitiva-Comportamental (TCC) ao reduzir as interrupções diárias vividas. 

TOC e ansiedade não são a mesma coisa 

O TOC e a ansiedade não são a mesma coisa, mas eles podem ser tratados de maneira semelhante – incluindo a terapia EMDR – devido à natureza invasiva de ambos. O TOC e a ansiedade são caracterizados por pensamentos intrusivos e indesejados. A forma como esses pensamentos se manifesta e progride é bem diferente, mas é importante reconhecer suas similaridades. Quando você considera a raiz da sua angústia na terapia, você pode começar a retomar as rédeas da sua vida. 

Não existe cura para os distúrbios de ansiedade e TOC, mas o gerenciamento efetivo dos pensamentos invasivos e da compulsão que eles podem causar na sua rotina diária vai melhorar, e muito, a sua qualidade de vida. 

Os benefícios únicos da terapia EMDR

Desenvolvida originalmente para tratar o Transtorno do Estresse Pós-Traumático (TEPT), a terapia EMDR é hoje mundialmente reconhecida por ajudar pessoas com experiências diversas de vida a superar problemas que elas não sabem como lidar. Sem pedir que você reviva ou permaneça em pensamentos de natureza intrusiva e dolorosa, que você não quer relembrar, a EMDR permite que você reescreva seus pensamentos por meio de um tratamento guiado. Submeter-se aos tratamentos atuais com a terapia EMDR para o TOC e ansiedade trazem benefícios únicos que vão ajudá-lo a ter uma sensação de controle e poder de voltar a ser você mesmo. 

A terapia EMDR pode:

  • Ajudar a melhorar a sua regulação emocional.

  • Reduzir a insônia.

  • Aliviar a tensão associada ao pavor da compulsão.

  • Reduzir o estresse e os sentimentos de tristeza.

  • Melhorar o seu sistema imunológico

  • Fazer com que você se sinta mais preparado para encarar o mundo.

  • Oferecer resultados mais rápidos que outras terapias. 

Existem muitos outros benefícios que você pode encontrar na terapia EMDR, particularmente quando você faz essa terapia com um profissional que tem conhecimento sobre o assunto. Você pode explorar o processo e obter mais informações sobre as minhas qualificações e como a EMDR foi desenvolvida aqui. Se quiser marcar um horário para começar a ter a sua vida de volta por meio da terapia, estou aqui para te ajudar a prosperar. 

Alexa von Oertzen, LMFT

Connect with me today at 786-565-2465

Previous
Previous

O estresse afeta a sua saúde mental?

Next
Next

Metas pessoais e profissionais para o Ano Novo