Novembro é o Mês Nacional da Adoção
Adotar é uma bela experiência na qual a lente do amor é expandida por meio da escolha e do comprometimento. É também uma experiência pessoal profunda e complexa, quando sua identidade se mistura em seu relacionamento com a família, o amor e a biologia.
Neste Mês Nacional da Adoção – celebrado nos Estados Unidos – vamos mergulhar neste mundo complexo dos adotados, de quem adota e o seu papel de amor, da família e da cura em sua história.
Do que é feita uma família?
O formato da família e o que significa construir uma é um quadro pintado com pinceladas largas e brilhantes. Em cada tela, elas vão parecer diferentes.
Quando você pensa na palavra família vem uma imagem clara à sua cabeça? Se você está pensando em sua própria família ou uma família que você conhece, estamos juntos. Quando eu imagino o que faz uma família, penso no amor abundante da minha família grande e multicultural.
Para mim, a família é algo brilhante e variável. É barulhenta e abrange várias gerações, culturas e até mesmo idiomas. Ela convida à conexão por meio da genética e do comprometimento. Minha família tem amor, perdas, casamento, crescimento e luto. E no centro de uma das histórias mais importantes da minha família tem a adoção. Como uma pessoa que foi adotada e que deu continuidade à essa tradição, sei intimamente os desafios e alegrias que vêm com a adoção.
Quando a adoção faz parte da história da sua família, você provavelmente tem uma experiência única sobre o que faz uma família. Como uma família sente e como é a sua jornada, até chegar ao sentimento de saber o quão especial você é.
Teoria do Apego para adotados
As crianças precisam se sentir amadas e seguras. Elas precisam de cuidados de forma consistente, que as ajudam a se sentir seguras dentro dos limites do seu mundo. Para crianças que foram adotadas, esses cuidados da fase inicial da vida e o amor podem ter sido comprometidos ou apagados completamente pela falta de cuidadores consistentes ou falta de conhecimento sobre suas raízes biológicas ou situacionais na vida.
O apego é formado no primeiro ano de vida e, por isso, existem consequências ao longo da vida para os adotados, que definem o tom para desafios de relacionamento. Essas experiências iniciais de afeto e apego podem continuar a impactar a evolução dos relacionamentos ao longo das fases de desenvolvimento da vida.
É por essa razão que recomendamos terapia para todos os envolvidos no processo de adoção para ajudar a estabelecer normas saudáveis e canais de comunicação. Ter um entendimento sobre a Teoria do Apego pode ajudar os pais a compreenderem a sua criança adotada de forma mais efetiva. Mesmo como um adotado adulto, você pode encontrar alguma clareza sobre a base da sua história quando você reflete sobre o papel do apego em sua vida.
As complexidades da experiência de adoção
Assim como o conceito de família, a experiência de adoção é única para cada pessoa. Ainda assim, tópicos comuns de perguntas sem resposta e anseios estão ligados a um desejo de se sentir amado e pertencer. De forma similar, pressões e expectativas de se sentir grato são sobrepostas a um desejo genuíno de reconhecer a chance de ser parte de uma nova família.
Pode ser difícil reconhecer ou lidar com todas as emoções envolvidas no processo de adoção, especialmente quando as mensagens tão popularizadas sobre a experiência de adoção são todas coloridas de uma mesma cor.
Vamos considerar a imagem que é pintada em nosso mundo sobre adoção. A imagem é frequentemente cheia de gratidão e felicidade, com a ideia de que quem adota é o “salvador” e os adotados têm “sorte”. Os papéis envolvidos na experiência de adoção são claramente definidos, mas nenhuma parte em ser humano é tão simples.
A adoção altera o início central da sua história de vida. Para alguns adotados, isso pode parecer que tirou o seu poder de conectar os pontos da sua essência como ser humano. Você pode sentir que outra pessoa escreveu partes essenciais da sua história e rasgou as páginas do seu livro. Adotar é complexo e pode ser repleto de emoções que duelam entre si, como traição e gratidão, luto e celebração, aceitação e raiva.
Suas emoções são válidas, não importa o que você está sentindo como parte de uma família em que a adoção expandiu as maneiras que você ama e sente amor. Família, amor e conexão são complexos e sua história de adoção tem uma influência fundamental em todos eles.
Como a terapia pode ajudá-lo a processar suas experiências com a adoção
Quando você encontra uma terapeuta que pode se sentar com você em um espaço em que você está contando sua história de vida, não tem preço. Existem muitas maneiras de, com uma terapeuta segura e compatível, encontrar crescimento e cura por meio da terapia, que vai discutir sobre os impactos da adoção em sua vida.
Sua história de adoção pode se encaixar em diferentes tipos de terapia. A EMDR – abordagem terapêutica de Dessensibilização e Reprocessamento de Traumas, em tradução livre – é uma excelente opção para aqueles que precisam ou querem reprocessar memórias que você não pode falar sobre. Você pode evitar a incerteza emocional ‘pulando’ a parte de falar para ter controle de sua história nos dias de hoje.
Já outras famílias e indivíduos podem se sentir mais confortáveis por meio da terapia que permite que você reescreva sua própria história. Você pode usar essas sessões para voltar a fases da sua vida que causaram dor ou trauma, e moldar o seu futuro por meio de um poder autêntico.
Não importa se você escolher a terapia para conversar, a terapia para o trauma, trabalhar focado em uma solução, ou alguma combinação desses ou de outros métodos, o mais importante é que você se sinta visto, sinta que você importa. Neste Mês Nacional da Adoção, convido você a olhar para o poder confuso, complexo e incrível da adoção. A experiência de cada um reflete as diversas maneiras que essas histórias possam parecer.
Se você estiver procurando por um terapeuta para percorrer com você esse caminho único com a experiência da adoção, faça contato hoje mesmo. Você é essencial, assim como a verdade da sua história de adoção neste mês e em todos os outros.