Como lidar com os traumas e as opções de tratamento disponíveis
Traumas são experiências abrangentes. Internamente, é como o cérebro e o organismo lidam com eventos externos perturbadores. Esses traumas podem se manifestar como ansiedade, depressão, constrangimento, medo, humilhação e dor emocional. O impacto residual dessas emoções torna nossos traumas um obstáculo em nosso trajeto de cura após acontecimentos ruins. Mesmo se seus traumas ocorreram há muitos anos ou ontem, existem tratamentos disponíveis ao seu alcance.
Você pode participar ativamente nos próximos passos para superar as dores que você vivenciou. Nos tratamentos de traumas da Haven Family Therapy, um profissional credenciado de saúde mental pode guiá-lo na transformação de pensamentos negativos, na renovação de cognições disfuncionais próprias e no confronto de mecanismos displicentes de cura criados pelo trauma. Podemos te ajudar a enxergar suas experiências por uma perspectiva nova, para que você possa ver a vida através de lentes tratadas e ganhar uma direção saudável de equilíbrio emocional.
O que torna um evento traumático?
Traumas ocorrem no ponto em que deixamos de lidar com o que está acontecendo dentro ou ao nosso redor. Mais frequentemente, experiências que podem justificar o tratamento de traumas são categorizadas como profundamente prejudiciais ou com risco de vida. Elas representam danos significativos para o bem-estar psicológico e físico de um indivíduo. Exemplos de tais eventos incluem:
Negligência emocional na infância
Abuso físico ou sexual
Episódios humilhantes ou extremamente decepcionantes
Morte repentina, violenta ou suicídio de um familiar
Envolvimento em um acidente de automóvel
Terremotos, furacões, inundações ou outros desastres naturais
Violência política, atos terroristas ou guerra
Há mais nos traumas do que esses grandes eventos. O que torna um evento traumático não é apenas o escopo do evento. Sua resposta emocional após uma experiência pode ditar o quão traumático esse evento se torna em sua vida. Quanto mais assustado, desamparado ou desvalorizado você se sentir em um momento impactante, maior a probabilidade de ficar traumatizado.
Quanto tempo dura o trauma?
Para algumas pessoas, os sintomas traumáticos passam rapidamente e sem grandes incidentes. Já para outras, o trauma pode durar meses ou anos. Os sintomas e os sentimentos traumáticos podem desaparecer gradualmente à medida que você processa o evento. Mesmo enquanto você se cura, pode ser confrontado com lembretes traiçoeiros desse trauma em seus pensamentos e reações.
Quando você começa a pensar que está melhorando, memórias dolorosas, emoções e gatilhos—fatores de estresses como o aniversário de um evento ou outros lembretes que levam a reações emocionais adversas—podem te incomodar ocasionalmente.
Como o Estresse Pós-Traumático difere do trauma
Os seus pensamentos negativos, emoções e outros sintomas de trauma psicológico persistiram ou começaram a piorar com o tempo? Caso sua dor seja persistente ou agravante, você pode estar vivenciando transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) ou TEPT complexo (TEPT-C). O trauma emocional após um evento perturbador é normal. Pessoas com TEPT não conseguem passar por gatilhos emocionais e isso esgota a mente e o corpo. A terapia de trauma conduzida profissionalmente pode ajudar pessoas com ou sem TEPT a entender o que passaram. Esse tratamento psicológico pode ajudá-lo a lidar e transformar as cognições disfuncionais próprias, suas reações e as circunstâncias de seus gatilhos.
Quais são os efeitos do trauma no cérebro?
Traumas não abordados podem impedir seu funcionamento cognitivo a longo prazo. Pessoas com TEPT podem ter dificuldade na resolução de problemas, na função executiva, na memória, atenção e mais. Você pode também vivenciar quatro tipos diferentes de sintomas.
Físico. Vivenciar um evento que ameaça a sobrevivência de alguém, pode resultar em hiper vigilância, fadiga, exaustão, dor física, dor mental e insônia.
Comportamental. O quão traumatizada uma pessoa se sente após um evento pode determinar até que ponto ela vai para evitar a recordação da experiência. Isso pode incluir evitar certos lugares, socializar ou se retirar de certas atividades.
Emocional. A experiência traumática e o desafio de lidar com ela depois pode deixar muitas pessoas com medo, entorpecidas, desapegadas, ansiosas, depressivas e com raiva.
Cognitivo. Traumas podem alterar a cognição de uma pessoa de um modo que pode contribuir para os sintomas físicos, comportamentais e emocionais que ela pode estar vivenciando. Sintomas cognitivos podem incluir flashbacks visuais, pesadelos, memórias intrusivas e pensamentos negativos. Esses sintomas podem resultar em desconforto psicossomático, comportamentos de evitação e emoções negativas. O forte impacto dessa cognição perturbada é o motivo pelo qual a transformação de pensamentos negativos é uma prioridade no tratamento eficaz de traumas.
Traumas podem alimentar sentimentos de indignidade
Os traumas não são honestos quanto ao seu valor. Caso você tenha sido profundamente traumatizado, pode deixar os sentimentos de provação te fazerem sentir que é fundamentalmente ruim ou incapaz de ser amado pelos outros. Nesses casos, a dor se torna seu pior inimigo. Seu maior crítico vive dentro da sua cabeça, oferecendo um refrão de seu fracasso e inutilidade. Ele está mentindo para você, mas a dor que causa é bem real.
Vocês trabalharão juntos para acessar o seu valor. Ninguém é indigno ou naturalmente desagradável, e não existe trauma merecido. No tratamento de traumas, seu terapeuta vai ajudá-lo a desvendar esses mecanismos traumáticos de cura e as ferramentas dolorosas com a veracidade de sua identidade.
Especialistas em trauma podem te ajudar a entender que essas emoções podem ser involuntárias. Você pode sentir-se com raiva ou frustrado com essas emoções e seu terapeuta pode ajudá-lo a navegar pela complexidade disso enquanto libera a vergonha e a culpa de tudo.
Você tem permissão de ser gentil e paciente consigo mesmo. Você tem permissão de pensar coisas com as quais não concorda ou sabe que são falsas. Mas você deve dar a si mesmo a chance de identificar e transformar as cognições disfuncionais próprias. Um terapeuta de traumas qualificado pode ajudá-lo a reformular seus pensamentos de um modo seguro, compreensivo e solidário, demonstrando que você é digno e merecedor de amor e respeito.
Encontre a técnica certa de terapia para transformar pensamentos negativos
Existem opções de tratamentos gerais e especializados e profissionais credenciados disponíveis para ajudar pessoas de todas as origens a lidar com qualquer problema de saúde mental ou relacionamento. Entretanto, para indivíduos com histórico de trauma, tratar-se com um terapeuta especializado em traumas pode fazer uma grande diferença. O tratamento efetivo de traumas pode implicar em reviver experiências perturbadoras. Considerando isso, você pode querer falar com um profissional treinado e especializado em traumas que possa ajudá-lo melhor a navegar em sua experiência.
Nenhuma forma de tratamento de traumas exige que você tenha discussões re-traumatizantes, que focam na raiz de sua dor. Na Haven Family Therapy, quando é clinicamente apropriado, nós utilizamos dessensibilização e reprocessamento por meio do movimento ocular (EMDR). A EMDR – Eye Movement Desensitization & Reprocessing - permite que os clientes acessem suas memórias mais dolorosas brevemente. A EMDR não prioriza a mudança de suas experiências emocionais como um objetivo da terapia de trauma. Ela reconhece suas memórias como a raiz de suas reações e emoções. Os clientes experimentam uma estimulação bilateral (ex.: movimentos oculares) associada à redução da intensidade e a emoção relacionada às memórias traumáticas. Com a orientação do seu terapeuta, seu cérebro trabalha para dar sentido ao seu trauma sem despertar emoções relacionadas com feridas antigas, mas não cicatrizadas.
Receba o Tratamento de Traumas que Prioriza o Cérebro na Cura
Receber a terapia de trauma EMDR no ambiente seguro e relaxante fornecido na Haven Family Therapy. Em sessões de EMDR, você irá identificar o evento em sua história que você deseja trabalhar. Por meio de técnicas de estabilização e técnicas de como lidar com isso, seu terapeuta irá prepará-lo para sentir-se seguro nessa experiência. Em seguida, eles avaliarão a memória-alvo de maneiras que forneçam uma nova visão que te ajude a curar. A partir daí, eles o ajudarão a identificar quaisquer sentimentos negativos restantes e aqueles que você superou. À medida que a terapia avança, os clientes geralmente sentem:
Menos angústia
Humores elevados
Memória aprimorada
Processos de pensamento mais saudáveis
Esse tratamento de traumas dá a você uma consciência de como você se cura e uma sensação de controle que você pode estar sentindo falta desde a infância. Isso permite que você seja um especialista sem remorso em como reprocessar traumas e transformar pensamentos negativos. Entre em contato com a Haven Family Therapy hoje mesmo para receber ajuda em suportar o pesado impacto de memórias traumáticas. Aqui, você irá gentilmente se tornar consciente de maneiras saudáveis de confrontar o seu passado sem permitir que as emoções associadas com ele consumam o seu presente e futuro.