Como a Terapia para Adolescentes pode Ajudar sua Família: Parte 1

jeferson-santu-AMjC1YloipU-unsplash.jpg

Famílias são como vitrais, compostas por várias cores, estilos, tamanhos e valores. Elas são assimétricas, confusas e ainda sim bonitas quando colocadas juntas para todos verem e apreciarem. Enquanto esses pedaços da sua família são destinados a fazer uma obra de arte perfeitamente imperfeita, às vezes, ela parece caótica. Os pedaços de vidros são únicos; alguns ocupam mais espaço que outros, outros brilham mais e chamam mais a atenção, e outros ocupam um pequeno espaço no canto. Então, assim como os vitrais, as famílias não são formadas por partes iguais. 

A terapia para adolescentes e suas famílias chama a atenção para todas essas diferenças dando nome a elas, acolhendo-as, e encorajando a mudar junto com elas. O objetivo é que todos encontrem em cada peça, dignidade e propósito para garantir uma família saudável e feliz. 

Este blog é o primeiro da série “Como a Terapia Pode Ajudar sua Família”. Vamos primeiro falar desse ‘pedaço’ da família que embora possa brilhar, se queima rapidamente, e pode quebrar a qualquer momento: seus filhos adolescentes.  

O caos chamado adolescência 

A parte milagrosa de ser adolescente é que todos nós já passamos por essa fase (em terapia, chamamos isso de ‘universalidade’). As dores do crescimento, as emoções (as mudanças repentinas, e sentidas de forma profunda), o pertencer a, encontrar pessoas, e ainda saber comunicar tudo isso sem ter palavras para se expressar. Sem essa habilidade de se expressar por inteiro, nossas emoções são mostradas em forma de raiva, batidas de porta, e outros comportamentos, que demostram que nossos corpos ainda estão tentando entender o que está acontecendo. 

Nós podemos sair tontos dessa montanha-russa chamada adolescência e, como um vício (vamos falar sobre isso em outro blog), é um processo que afeta toda a família. Pais, irmãos, e até mesmo o cachorro da família sente a tensão e a pressão que vêm de seu filho adolescente tentando controlar suas emoções e comportamentos, enquanto ele tenta entender o que está acontecendo. Se as famílias não têm as palavras certas, autoconsciência, compreensão e coragem para abordar esses sentimentos com empatia, isso pode se tornar um local isolado para todos envolvidos. 

Uma das coisas mais comuns que os adolescentes estão lidando está dentro do corpo: novos hormônios, desequilíbrio emocional, sentimentos ligados à sexualidade, à convivência social e à intelectualidade. Veja abaixo as maneiras que a terapia pode ajudar sua família. 

Como a terapia para adolescentes pode ajudar 

Independentemente se a terapia é individual ou em família, ou até mesmo um aconselhamento para os pais, ter um espaço de ajuda no qual o objetivo de curar e entender é dividido, pode ser o início para reparar dinâmicas familiares complicadas. Muitas famílias têm dificuldades com formas básicas de comunicação porque, frequentemente, eles recriam as próprias experiências familiares (quem nunca jurou que não seria igual à sua mãe?), ou eles não têm as ferramentas corretas para se conectar uns com os outros. Abaixo, veja algumas maneiras de procurar ajuda para você ou para toda a família. 

1 – A terapia para adolescentes que aborda a dinâmica de comunicação familiar 

A terapia envolve muita conversa, aprendizado e experimentar um ao outro de novas maneiras. A terapia ajuda famílias com adolescentes unindo-os por meio de regras básicas. Você provavelmente tem suas próprias regras em casa, como colocar o lixo lá fora, ter respeito com o outro, ou não assistir televisão depois das 10 da noite. Mas pode ser que você não tenha se dado conta e, a terapia pode te ajudar a enxergar, padrões de comportamento de comunicação baseados na identidade de cada um (introversão x extroversão, diferenças culturais, gírias novas e regras das redes sociais). A terapia pode ajudar a nomear essas questões implementando novas formas de comunicação, baseadas em ouvir mais, refletir e aprofundar as relações. 


2 – A terapia familiar proporciona um espaço seguro para adolescentes e seus pais conversarem de forma mais aberta, sem julgamentos 

Muitas vezes os adolescentes têm dificuldade de lidar com suas emoções e a comunicação deles vem em forma de frustração. Imagine uma criança pequena que se sente frustrada, magoada. Tudo o que ela pode fazer é chorar, gritar e espernear porque suas emoções são fortes, mas eles não sabem como expressá-las. A terapia é um lugar para os adolescentes serem ouvidos e validarem suas emoções enquanto são guiados na direção das palavras certas para conseguirem dividir suas experiências com outros membros da família. 


3 – A terapia para adolescentes conhece as dificuldades que estão escondidas por trás do medo e da solidão 

As mudanças de humor e comportamentos que você vê são, muito frequentemente, mecanismos para lidar com o que está por trás do medo e da solidão. Um exemplo é a confusão sobre a identidade de gênero e orientação sexual. Esse pode ser um processo doloroso para muitos adolescentes, e se sentirem aceitos, é a principal preocupação. Quando os adolescentes se veem de fora das normas “convencionais” de heterossexualidade e de identificação com o gênero, entender tudo o que está acontecendo é um processo difícil. A terapia pode ser uma forma de os adolescentes encontrarem apoio e significado para o que estão sentindo sem medo de rejeição ou retribuição. Outro exemplo é o medo de não ser aceito socialmente ou valorizado baseado em um abandono no passado de um membro da família. Se o adolescente percebeu o abandono do pai quando criança, ele pode pensar que qualquer pessoa nova que entre em sua vida, pode abandoná-lo também. Isso cria uma dificuldade para o adolescente se abrir, socializar, se sentir seguro e valorizado. 


4 -  A terapia ajuda os pais a contarem a história da família 

Como uma família, você pode contar histórias destacando o que há de melhor e explicando o pior da experiência de cada um. Existe um poder em dizer: “Isso é quem somos, esses são nossos valores, e é isso que queremos realizar juntos e individualmente para encontrar propósito em nossas vidas”. A terapia para adolescentes (e suas famílias) pode ajudar os jovens a recontarem essas histórias do ponto de vista da força e da resiliência, encontrando o seu valor, motivação, e seu propósito para o futuro. 


5 – A terapia para adolescentes abre espaço para que vocês joguem novamente no mesmo time  

Quando você vive com adolescentes, muitas vezes você se sente como em uma partida de xadrez. Estar na terapia juntos pode ajudar todos a jogarem pelo mesmo time novamente, de uma maneira mais colaborativa, seguindo regras e falando a língua um do outro. Quanto mais você conseguir ajudar seu adolescente a fazer a transição para ser uma pessoa mais forte e independente, mais ele consegue ver você (como pai) como uma fonte de conhecimento e apoio e eles vão se abrir para viver uma relação mais harmoniosa com você. A terapeuta do adolescente pode ajudar não somente o seu filho a encontrar a própria voz e a entender melhor a si próprio, mas pode também auxiliar os pais a fazerem mudanças que, em vez de criar padrões de comportamento não saudáveis, criar um ambiente familiar saudável e mais feliz. 


Para mais informações sobre como a terapia individual e familiar pode ajudar você e seus filhos adolescentes, visite a nossa página: https://www.havenfamilytherapy.com/therapy-in-portuguese 

Alexa von Oertzen, LMFT

Connect with me today at 786-565-2465

Previous
Previous

Como a Terapia Pode Ajudar Sua Família: As Dores do Crescimento

Next
Next

Exercícios e técnicas para prevenir ataques de pânico e ansiedade