“Sinais verdes” e os caminhos para um relacionamento saudável

Você já deve ter ouvido dos seus pais, amigos ou do seu influencer preferido no
Instagram sobre a importância de observar alguns “sinais de perigo” em seus relacionamentos amorosos e amizades. “Sinais de alerta” ou “red flags” em inglês, se transformaram em palavras da moda e você conhece alguns desses sinais baseados em suas próprias experiências. À medida que converso com pacientes sobre o que os levou a buscar terapia, uma das respostas mais frequentes é o histórico de relacionamentos abusivos e sinais de alerta que agora eles conseguem identificar.

Infelizmente, muitos de nós estamos acostumados a relacionamentos estressantes, que podem causar sérios danos psicológicos. Esse alerta pode vir daqueles que não dedicam tempo a você, que não respondem suas mensagens no mesmo dia, semana ou mês, ou aqueles que usam a manipulação para te manter longe da família ou dos amigos dele. Sabemos que há um mercado para entender como nos manter seguros. A boa notícia é que o que existe do outro lado pós recuperação, é um empoderamento do relacionamento!

Quando eu trabalho com jovens adultos na terapia individual, os relacionamentos são uma fonte primária de sofrimento, especialmente para pacientes que viveram relacionamentos abusivos e sem reciprocidade. Eu ouço com frequência, “eu só quero ser feliz” ou um desejo de “ser amado” sem realmente saber o que isso significa de fato. O que observamos que faltam nas conversas sobre a construção de relacionamentos saudáveis e com significado é
saber o que essas relações estão nos oferecendo, como elas nos alimentam e se nos fazem nos sentirmos bem (sem ter a necessidade de perguntar o porquê).

No blog de hoje, vamos explorar esses sinais positivos, ou “sinais verdes” emrelacionamentos que mostram que você está em boa companhia.

Relacionamentos saudáveis = Melhor juntos

A palavra “juntos” é usada para organizar o que nós na Haven Family Therapy reconhecemos como sinais verdes, para que você tenha um caminho apropriado para seguir e investir seu tempo em amizades e relacionamentos. Espero que esse pequeno guia ajude você a perceber e celebrar essas qualidades no outro enquanto as cultiva em você mesmo, para que você esteja completamente presente na vida de pessoas que têm significado em sua vida.

Confiabilidade

Seu amigo ou parceiro é confiável. Ok, mas como eu sei disso? A confiança é medida por palavras e ações. Palavras são: “Estou aqui para ouvir”, “Seus sentimentos são importantes”, e “Nós vamos superar essa situação juntos”. Já as ações são atitudes como saber ouvir, mostrando que quando eles dizem, eles fazem ou são consistentes em outras maneiras.

Comunicação

Seu amigo ou parceiro está aberto a discussões, discordância ou reação a algo. Mais que isso, eles te encorajam a falar sobre tópicos ou sentimentos que são importantes para você! Eles reconhecem que vocês são duas pessoas diferentes, que podem discordar às vezes, e está tudo bem.

Crescimento pessoal

Seu amigo ou parceiro te encoraja, apoia e celebra seu crescimento e suas conquistas. Isso pode ser algo como uma resposta a um post seu no Facebook, uma ligação após uma reunião importante para saber como foi ou te incentivando a se manter focado em seus objetivos.

Empatia e empoderamento

Seu amigo ou parceiro entende a sua perspectiva e te encoraja a dividir isso. Empatia é empoderamento porque quando você tem empatia pelo outro e você sabe como é receber essa empatia, ela floresce e leva a um outro patamar de compaixão que podemos internalizar como autocompaixão. Quando nos sentimos compreendidos, prosperamos.

Transparência

Seu amigo ou parceiro não te deixa sem saber ou tentando adivinhar como eles se sentem, no que estão pensando ou questionando suas intenções. Aqueles que valorizam a transparência também valorizam a vulnerabilidade e a comunicação, que podem acabar com nossa vontade e necessidade de esconder ou disfarçar emoções e situações difíceis.

Respeito aos limites

Seu amigo ou parceiro aceita seus limites. Algumas vezes, você só precisa respirar, o que pode fazer com que você cancele na última hora o brunch de domingo para ficar em casa abraçado com seu cachorro ou não ligue para eles se você estiver se sentindo sobrecarregado, com alguns problemas.

Respeitar limites significa que eles não levam para o lado pessoal quando você fala “não”. Em vez disso, eles te falam sobre o que estão pensando ou te mandam uma foto “fofa” para animar seu dia.

Expressão das vulnerabilidades

Seu amigo ou parceiro divide seus próprios problemas. Essa qualidade é construída em relações transparentes e com comunicação aberta, em que a vulnerabilidade pode normalizar os desafios que todos nós enfrentamos. Em um momento em que só coisas boas são postadas e divididas, um bom amigo ou parceiro te mostram que a vida muitas vezes é dura.

Respeito

Acima de tudo, seu amigo ou parceiro te respeita como você é. Todas as qualidades citadas acima culminam em respeito, que é a noção de que seu amigo/parceiro sabe que ambos valem a pena honrar, valem a pena conhecer e valem a pena ser amados, por meio de práticas de relacionamentos saudáveis. O respeito não menospreza a conexão existente e lida com os relacionamentos com cuidado.

Para mais informações sobre como cultivar relacionamentos saudáveis e como ter relações saudáveis com parceiros, familiares e amigos, visite o nosso website:
https://www.havenfamilytherapy.com/therapy-in-portuguese

Alexa von Oertzen, LMFT

Connect with me today at 786-565-2465

Previous
Previous

Armas poderosas para cuidar da saúde mental que você já está usando

Next
Next

Como a terapia familiar pode ajudar: Superando dificuldades por meio da conexão com a família