Armas poderosas para cuidar da saúde mental que você já está usando
Especialmente durante esses meses mais frios do inverno, não há nada melhor que se deitar sob um cobertor quentinho e assistir a seus programas, séries e filmes favoritos...e ver de novo quando você termina de assistir. Você já se perguntou por que assistir novamente a seus filmes favoritos é tão bom e reconfortante? E quando você ouve aquela música que te faz lembrar a sua juventude e os sentimentos de alegria e contentamento?
Assistir “The Office” ou os mesmos filmes de Natal repetidas vezes todos os anos pode parecer um jeito meio estranho de passar o tempo, mesmo assim, muitos de nós fazemos isso! Eu comecei a me perguntar o porquê e decidir parar e observar sob a minha perspectiva como terapeuta e também pesquisar o que a ciência fala sobre o assunto. A conclusão? É que significa conforto, soa familiar e acalma.
Três ferramentas para acalmar
#1 Assistir de novo séries de TV
Quando o assunto é assistir novamente a uma série de TV, os benefícios são ainda mais particulares. Desde 2020, diversos programas e séries antigos foram reformulados e trazidos para o presente. Friends, Gossip Girl, Dexter, Parks and Recreation e até mesmo Harry Porter tiveram episódios especiais de reencontro. Os produtores entenderam que trazer personagens tão queridos de volta, deixaria o “ficar em casa” mais prazeroso.
#2 Canções que significam algo para nós
Além de re-assistir aos programas que amamos, você já ouviu uma música no rádio e, instantaneamente, aquela música trouxe memórias de um tempo que você estava apaixonado, ou orgulhoso ou muito feliz? Músicas têm uma maneira única de nos prender a um momento e gravá-lo para sempre em nossas memórias. Faz todo o sentido que voltemos à música intencionalmente para nos transportar a esses momentos de felicidade. A música é um meio poderoso de nos ajudar a seguirmos adiante.
#3 Atenção plena e jornadas motivacionais
Enquanto as duas primeiras sugestões são as ferramentas mais populares, a terceira é conhecida dos terapeutas e muito usada para encorajar seus clientes. Buscar intencionalmente momentos de reflexão por meio do aplicativo de meditação Calm, assistir a mensagens inspiradoras como “Get Back Up”, by Nick Vujieje no Youtube ou ouvir especialistas em atenção plena como Eckhart Tolle no áudio book “A New Earth”, pode te ajudar a entender o que é bom e o que é útil no mundo. Esses momentos de reflexão e inspiração podem teletransportar você de uma realidade e seus problemas e ajudá-lo a enxergar o que é possível.
Então, quando se trata de assistir a programas de TV repetidos ou ouvir músicas que significaram algo no passado ou ser tomado pela esperança, o que isso realmente está fazendo com o nosso psicológico? Aqui está a verdade. Como pessoas profundamente resilientes, mesmo em meio à tensão global por causa da pandemia, nós nos voltamos para esses hábitos reconfortantes de buscar calma e familiaridade em tempos de ansiedade e estresse. Nós precisamos de algo para nos conectar a momentos felizes e experimentar um senso de controle quando o caos está ao nosso redor. Nós podemos aprender, ainda, que nós temos todos os recursos necessários para passar por esses momentos.
Os benefícios dessas ‘armas’ para a nossa saúde mental
Veja abaixo alguns benefícios que assistir de novo o mesmo filme ou série, ouvir uma música que significou algo no passado ou reservar um tempo para imergir em si mesmo e se sentir bem por meio de uma boa meditação, podem trazer.
Ativa sentimentos de nostalgia
Neste momento em que o mundo vive, estamos desesperados pela normalidade, familiaridade e estabilidade emocional. Não por mera coincidência, esses são sentimentos e conceitos que podemos também encontrar na terapia. Quando utilizados a nostalgia para nos lembrarmos de momentos de conforto e alegria, que são ativados por nossos programas de TV e filmes favoritos, músicas, nossas inspirações, nós viajamos no tempo. Em um mundo em que as viagens estão restritas e as interações sociais são perigosas, a nostalgia pode nos transportar no tempo em que não estávamos ‘presos’.
Reabastece nossas reservas de energia
Existem diversos artigos para falar como a pandemia de Covid-19 aumentou nosso esforço cognitivo, ou seja, aumentou a quantidade de informações a serem processadas ao mesmo tempo. Isso significa que nós estamos ativando o estresse na nossa memória, à medida que temos que nos manter vigilantes e seguros. Além disso, temos que monitorar nossas decisões e interações com mais frequência. Essas respostas neurológicas sugam nossa energia, fazendo tudo parecer mais difícil. Quando é hora de relaxar, nós muitas vezes queremos algo previsível e calmo para que possamos, finalmente, baixar nossa guarda. Assistir novamente filmes e séries ou apreciar boas músicas e palavras, nos dá espaço e revigora nossa energia, enquanto nos permite controlar nossa memória, energia e atenção.
Libera hormônios de felicidade em nosso corpo
A alta carga de esforço cognitivo que carregamos como um distintivo de vergonha pode desencadear hormônios de estresse, como cortisol e adrenalina, que nos perturbam e prejudicam nosso corpo. E, infelizmente, nossos corpos respondem à nossa saúde mental.
Na terapia, nós falamos com frequência sobre curas holísticas que ligam o corpo e a mente. Neste caso, significa que se seu corpo está esgotado, não há muito espaço para se sentir bem emocionalmente, mentalmente ou espiritualmente. Quando nos conectamos com memórias antigas por meio de programas televisivos, músicas e vídeos, nosso corpo libera dopamina. Esse neurotransmissor é responsável por sentimentos de prazer, que também está ligado à forma como alcançamos a clareza mental e resolução de problemas. Você está alimentando o seu corpo com ferramentas protetoras para sobreviver a essas circunstâncias simplesmente sentindo prazer!
Permissão para descansar
Por último, e talvez mais importante, essas ferramentas nos dão permissão para descansar. O que eu quero dizer é que quando assistimos novos conteúdos, histórias ou o desenvolvimento de personagens pode parecer um feito (imagina não saber o final de Breaking Bad a cada vez que você assiste!). Mesmo que as histórias se repitam, saber o que vai acontecer nos próximos episódios nos conforta. Encontrar descanso em séries de TV, músicas e mensagens de amor e positividade, alivia a ansiedade e nos mostra que vivemos em um mundo que sabemos que existe bondade e amor.
Moral da história: Vá em frente e assista aquela séria pela quinta vez, aperte o replay para ouvir aquela música de 1994, ou deixe o seu corpo relaxar em meio a palavras e sons que te acalmam e te alimentam com sentimentos de nostalgia e familiaridade.
Para saber mais sobre ferramentas alternativas para a ansiedade, visite a nossa página para mais informações e serviços de terapia pelo site www.havenfamilytherapy.com.