Encontre a paz superando o perfeccionismo

Mulher praticando corrida ao ar livre, simbolizando a superação do perfeccionismo através de hábitos saudáveis e da adoção de uma mentalidade voltada para o crescimento.

Eu queria escrever um blog que falasse diretamente com as pessoas que precisam ouvir como o perfeccionismo rouba alegria e a paz para, dessa forma, ajudar as pessoas que se perguntam se é possível superar o perfeccionismo.

Fiquei alguns dias com este blog, mudando de ideia sobre minha abordagem, reconsiderando como apresentaria as informações. Minha preocupação era não perder algo crucial ou escrever algo chato. Então eu cheguei à conclusão que ...

Eu queria escrever o blog perfeito. E, como resultado, eu não conseguia escrever nada. Engraçado como isso funciona às vezes, não é? Mas também, que grande oportunidade!

Perfeccionismo: como começa

Ser motivado por objetivos, esforçar-se para alcançá-los e trabalhar em direção à proficiência e realização são experiências saudáveis e normais que nos ajudam a ter um propósito em nossas vidas. Eles podem parecer a prova de que temos autonomia e fazemos a diferença, que são coisas que todos nós precisamos como pessoas para nos sentirmos realizados.

Essa motivação para a realização também é, infelizmente, onde o perfeccionismo geralmente começa. Somos ensinados na escola, no trabalho, na sociedade e até em casa, que nossas conquistas são muito importantes; as pessoas que alcançam muito são celebradas e as pessoas que falham são ignoradas, expulsas, punidas ou demitidas. "Se conseguirmos, somos importantes", é a mensagem esmagadora.
Quando nosso valor como pessoa e nosso senso de inclusão com os outros ficam vinculados à realização, é aí que o perfeccionismo se instala. Quando somos motivados pelo medo do fracasso e pelo desejo de conseguir para que possamos pertencer, o perfeccionismo se enraíza. Mas e daí? Por que importaria se você ainda está trabalhando para alcançar seus objetivos?

O perfeccionismo pode rapidamente ir longe demais

Erros são normais. Falhar é normal. Ter que começar de novo, mudar o que você está fazendo ou aprender mais antes de continuar são partes normais das experiências de vida.

Mas o perfeccionismo diz que não é normal precisar crescer e aprender; apenas o sucesso importa. Isso pode levar a interrupções em vários aspectos da sua vida, afetando a autoestima, seus relacionamentos e até mesmo sua motivação.

Os sinais de perfeccionismo incluem:

  • Expectativas irrealistas

  • Incapacidade de iniciar projetos ou terminá-los, porque eles podem estar imperfeitos

  • Quando sua autoestima está ligada à realização

  • Ignorar elogios 

  • Minimizar conquistas

  • Ser excessivamente crítico

  • Ficar na zona de conforto, evitando desafios

  • Criatividade reduzida

  • Concentrar-se apenas nos resultados

  • Excesso de trabalho 

  • Pensar demais

  • Insatisfação e decepção constantes

  • Estresse e explosões

O perfeccionismo pode se concentrar em:

  • Aparência (masculinidade ou feminilidade)

  • Trabalho

  • Hobbies

  • Status social, realizações sociais

  • Nível de educação ou capacidade de aprendizagem

  • Habilidades de fala/comunicação

  • Situação financeira

  • Bens materiais

  • Família

  • Relações pessoais

O pefeccionismo rouba sua paz

O perfeccionismo está enraizado em uma combinação de expectativas irrealistas, medo do fracasso e medo do julgamento. Seja o fracasso em corresponder às suas próprias expectativas irrealistas, o fracasso em corresponder às expectativas irrealistas dos outros ou o medo do fracasso dos outros em corresponder às suas próprias expectativas irrealistas, o perfeccionismo vem do medo. 

Como humanos, precisamos sentir que pertencemos e precisamos sentir que somos importantes. Quando baseamos nossa autoestima, ou como valorizamos os outros, em expectativas irrealistas em torno da realização, torna-se impossível nos sentirmos dignos e impossível evitar julgamentos severos. 

Uma vida impulsionada pelo medo, em que expectativas irrealistas são tratadas como normais, torna-se uma vida em que é difícil encontrar paz. O perfeccionismo rouba a calma que vem de saber que você vale a pena, e aqueles ao seu redor também têm valor, independentemente de suas conquistas. 

O perfeccionismo rouba sua alegria

O perfeccionismo torna difícil ver o valor de celebrar os sucessos, que é tratado como o mínimo, e por que você comemoraria o mínimo? Ele também pode tirar a alegria do processo. Por que você gostaria de aprender, participar ou experimentar coisas novas quando tudo o que importa é o resultado?

O perfeccionismo também pode tirar a alegria de seus relacionamentos. Se isso o leva a ser excessivamente crítico consigo mesmo, dificultando o comparecimento e o compartilhamento de momentos alegres, ou obscurece sua capacidade de desfrutar dos outros porque você está constantemente encontrando falhas, seus relacionamentos podem sofrer seriamente de perfeccionismo.

O perfeccionismo interrompe seu progresso na vida

Perfeccionismo tem tudo a ver com realização, certo? Não exatamente. O perfeccionismo atribui importância à realização, mas, em última análise, é motivado pelo medo do fracasso e do julgamento, e pode realmente atrapalhar a realização das coisas. Minha hesitação em escrever este blog é apenas um exemplo de perfeccionismo e procrastinação andando de mãos dadas.

Por que você tentaria algo que não tem certeza de que fará bem desde o início se for perfeccionista? Por que assumir esse novo papel no trabalho, ou iniciar esse novo empreendimento, ou arriscar nesse novo projeto? Por que começar um relacionamento com alguém novo? Por que procurar terapia para perfeccionistas se você não pode resolver seu problema em uma sessão? Você não pode garantir a perfeição, então por que começar?
Eu não conseguia escrever porque estava tentando escrever o blog perfeito; não existe blog perfeito! O perfeccionismo me congelou, impedindo-me de escrever o que sei, para que eu pudesse ajudar as pessoas, por medo de perder algo ou deixar de ajudar.

O perfeccionismo leva à depressão e à ansiedade

O perfeccionismo crônico está ligado ao desenvolvimento de depressão e ansiedade. O perfeccionismo isola você, o leva a ficar insatisfeito com tudo o que faz, congela você por medo do fracasso e incentiva autocrenças negativas, todas elas sintomas de depressão. Também o estimula com medo, causa inquietação e alimenta pensamentos acelerados, levando a uma ansiedade persistente. 

Quando o perfeccionismo se transforma em depressão ou ansiedade, ele alimenta o perfeccionismo, tornando mais difícil realizar qualquer coisa e reforçando o autojulgamento ou o julgamento dos outros. Também atrapalha o resto de sua vida, dificultando o desenvolvimento em sua vida diária. 

Superando o perfeccionismo

Uma mentalidade de crescimento pode ajudá-lo a alcançar o sucesso e a superar o perfeccionismo

Cultivar uma mentalidade de crescimento pode libertá-lo do perfeccionismo. As mentalidades de crescimento assumem a postura de que o esforço e a flexibilidade em suas abordagens são a chave para o sucesso; o resultado final é bom para se esforçar, mas o sucesso está no esforço. Tentar, falhar e tentar novamente torna-se sucesso com uma mentalidade de crescimento e, com isso em mente, o "perfeito" deixa de ser um problema. 

A autocompaixão liberta você do medo do julgamento

Quando vinculamos nosso senso de autoestima e pertencimento à realização, podemos ficar muito sensíveis ao julgamento. A crítica construtiva parece uma rejeição definitiva. Perder um detalhe ou cometer um erro pode desencadear um medo terrível de ser socialmente condenado ao ostracismo.

O rigor que o perfeccionismo pode trazer pode ser suavizado pela autocompaixão. A autocompaixão é a aceitação de si mesmo e das pessoas ao seu redor, com as quais vale a pena se preocupar, mesmo quando, ou especialmente quando, você é imperfeito. Superar o perfeccionismo significa abraçar a imperfeição, e abraçar a imperfeição é muito mais fácil quando você entende que ser humano, com pontos fortes e fracos, é uma experiência que você compartilha com todos ao seu redor.

Tente falar consigo mesmo como se falasse com um amigo valioso. Você chamaria um amigo de estúpido por cometer um erro? Você os derrubaria porque eles têm que aprender mais antes de ter sucesso? Tente escrever uma carta para si mesmo como se estivesse escrevendo uma para um bom amigo, refletindo sobre como seu perfeccionismo está mantendo você preso.

Ofereça compaixão a si mesmo na carta; querer sentir que pertence e querer ter sucesso faz parte da vida! Você tem seus melhores interesses no coração, mas talvez haja outro caminho a seguir, que envolva amar a si mesmo, mesmo que você cometa um erro ou não realize algo de maneira "perfeita". 

Pare o ciclo de ruminação perfeccionista

A ruminação, ou pensar repetidamente sobre um processo, tópico, ideia ou plano, é um problema comum com o perfeccionismo. Esse pensamento constante pode ser exaustivo e pode parecer bastante atraente, mesmo quando não está oferecendo novas informações ou soluções. Então, como você pode sair de um ciclo de ruminação perfeccionista?

  1. Observe quando você começa a remoer algo. Faça uma pausa e observe para si mesmo: "Estou remoendo, isso é perfeccionismo falando".

  2. Encontre uma distração útil; faça algo completamente diferente do que você está ruminando e tente se concentrar em fazer essa tarefa, deixando seus pensamentos passarem por você sem se envolver com eles.

  3. Pratique mindfulness ou meditação; traga seus pensamentos de volta para o momento presente, para como você se sente em seu corpo, para o que você pode sentir ao seu redor. Enquanto sua mente tenta voltar ao perfeccionismo, gentilmente volte sua atenção para o momento atual de novo e de novo.

  4. Observe os fatos.  Veja o que é realista, possível e de sua responsabilidade. Olhe para o que é irreal, impossível ou fora de seu controle. Quando seus pensamentos se moverem para tópicos irrealistas e perfeccionistas, lembre-se do que está sob seu controle e do que é sua responsabilidade. Seja o advogado do diabo e desafie os pensamentos críticos.

A terapia para o perfeccionismo pode ajudá-lo a deixar de lado o medo do fracasso

Embora você seja definitivamente capaz de fazer grandes avanços para deixar de lado o perfeccionismo por conta própria, ter o apoio e a orientação de um terapeuta que está lá para encorajar e desafiar suas tendências perfeccionistas pode ajudar muito. Seu terapeuta pode oferecer exercícios de autocompaixão, maneiras de desenvolver uma mentalidade de crescimento e ajudá-lo a permanecer presente no momento para que a ruminação pare de desperdiçar sua energia mental. Se o perfeccionismo o levou à depressão ou ansiedade, a terapia também pode ajudar com isso, fornecendo a você toda uma caixa de ferramentas de maneiras saudáveis de lidar com isso. 

Ajudei muitas pessoas a aceitar suas imperfeições, abraçar uma mentalidade de crescimento, deixar de ruminar e seguir em frente na vida, não mais congelada pelo perfeccionismo. E estou pronto para ajudá-lo. Sinta-se à vontade para entrar em contato quando estiver pronto; você tem o poder de superar o perfeccionismo e adotar uma abordagem mais saudável de realização e autoestima, e estou aqui para ajudá-lo!

Superando o perfeccionismo - Terapia para perfeccionistas em Coral Springs - Terapeuta para medo de fracassar - Terapia para perfeccionistas


 
 
Next
Next

Como melhorar a comunicação em meio ao conflito: dicas de uma terapeuta familiar